Rio de Janeiro, 18 de Dezembro de 2017
Notícias

Prazo para justificativa das eleições do CRCs vai até 22 de dezembro

Os profissionais da contabilidade que não votaram na Eleição dos CRCs 2017, que aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, têm até o dia 22 de dezembro para justificar a ausência. A justificativa é feita no próprio site da eleição. Para mais informações, acesse o portal do CFC.

Com atuação do CRCRJ, Refis para Micro e Pequenas Empresas é aprovado no Senado

O Senado Federal aprovou, por unanimidade, na última quarta-feira (13), o parcelamento das dívidas de micro e pequenas empresas. Relatado pelo deputado federal Otavio Leite com auxílio do CRCRJ, o projeto institui o Programa Especial de Regularização das microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional.
Para aderir ao parcelamento, as empresas integrantes do Simples Nacional pagarão uma entrada de, no mínimo, 5% sobre o valor da dívida, parcelada em até cinco vezes. O restante poderá ser pago de três formas diferentes: uma única parcela com descontos de 90% nos juros e 70% nas multas; ou parcelado em 145 vezes, com abatimento de 80% dos juros de mora e 50% das multas; ou em 175 meses, com 50% de desconto nos juros e 25% nas multas.
Agora, o texto segue para sanção presidencial. Saiba mais...

Representantes do CRCRJ se reúnem com prefeito do Rio para discutir o decreto que antecipa a arrecadação do ISS

No dia 11 de dezembro, o CRCRJ, representado pela presidente, Vitória Maria da Silva, pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Waldir Ladeira, e pelo vice-presidente Operacional, Samir Nehme, reuniram-se com o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e com a secretária de Fazenda do município, Maria Eduarda Gouvêa, para pleitear a revisão do Decreto 44030, de 7 de dezembro de 2017, que antecipa a arrecadação do ISS para o terceiro dia útil, já a partir de janeiro de 2018. A prefeitura comprometeu-se a estudar a possibilidade de revisar o decreto. Também participaram a presidente da Unipec, conselheira Damaris Amaral, e o vice-presidente do Sescon Rio de Janeiro, Renato Mansur. .

 

Empresa Cidadã certifica 48 Organizações

Os Certificados de Empresa Cidadã foram entregues durante solenidade que aconteceu na última quinta-feira (14), no auditório do CRCRJ. Foram certificadas as Organizações cujas informações alcançaram o nível de qualidade exigido pelo regulamento, segundo análise de uma equipe de mestrandos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O projeto, instituído pelo CRCRJ em 2001, tem como principal objetivo incentivar a elevação da qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais de Organizações de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil.

Seminário elucida as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público

Para elucidar as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP), o CRCRJ realizou, na última quinta-feira (14), no auditório, o Seminário Entendendo as DCASP. O vice-presidente de Pesquisa e Estudos Técnicos, Francisco José Alves, realizou a abertura do evento, ressaltando o movimento do Conselho de buscar estreitar relacionamento com os órgãos de Controle do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, palestraram Paulo Henrique Feijó, auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Carlos Eduardo Ribeiro, professor da UFF, Leonardo Rodrigues, Analista de Controle Externo do TCE-PR e Gilvan Dantas, auditor Federal de Finanças e Controle da STN. Em seguida, aconteceu o lançamento do livro de autoria dos quatro palestrantes. Na ocasião, a presidente do CRCRJ foi homenageada pela Comissão da Área Pública, representada pelo coordenador Gustavo Cretton e pelos membros Ana Luiza Lima e Elias Martins. .

Palestra sobre Terceiro Setor elucida a importância do voluntariado

Aconteceu na última terça-feira (12), no auditório do Conselho, o evento "Contabilidade para o Terceiro Setor". A conselheira do CRCRJ Sandra Helena Pedroso deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, a consultora na área de Voluntariado, Responsabilidade Social e Terceiro Setor, Silvia Naccache, ministrou a primeira palestra do encontro: "Engajamento de Voluntários". Segundo ela, ser voluntário é a doação de tempo, trabalho e talento de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário baseados em valores solidários. Ainda afirmou que muitas empresas na área de recursos humanos vêm usando esta ferramenta como forma de desenvolver talentos em seu quadro de funcionários, como o trabalho em equipe, liderança e comunicação.

 

Sefaz-RJ e JUCERJA disponibilizam Manual de Cadastro

Está disponível, no portal da Jucerja, Manual de Cadastro Completo, contendo todos os esclarecimentos da SEFAZ-RJ sobre procedimentos de cadastro, além de ajudar a conhecer um pouco mais o funcionamento do Novo Cadastro Integrado. Acesse aqui.

Doações arrecadadas pelo CRCRJ são entregues a hospital e abrigo

As inovações previstas para 2018 no Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ) foram o tema da Quarta do Conhecimento da última quarta-feira (6). Entre os aspectos abordados, o Oficial Substituto Jalber Buannafina falou sobre a criação de Centrais Estaduais de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, que estarão interligadas e farão parte de uma Central Nacional. Disse, ainda, que estão trabalhando para a integração absoluta de todos os RCPJs do Rio de Janeiro.


Munícipio de Pinheiral recebe 62ª edição do Seminário Itinerante

A 62ª edição do Seminário Itinerante de Contabilidade no Setor Público aconteceu na última terça-feira (12), em Pinheiral. Participaram da mesa de abertura o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRJ, Waldir Ladeira, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, a vice-prefeita, Sediene Maia, o secretário de Fazenda, Wanderson Siqueira de Castro, o controlador-Geral, Francisco Lopes, e o delegado do Conselho em Volta Redonda e região, Luiz Gonzaga. Na ocasião, o vice-presidente Ladeira homenageou todos os funcionários do Departamento de Desenvolvimento Profissional pelos relevantes serviços prestados durante a gestão 2014-2017.


Ingresse no Cadastro de Peritos do CFC até 31 de dezembro

Atenção, profissionais que atuam com perícia contábil! O Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tem o objetivo de oferecer ao judiciário e à sociedade uma lista de profissionais qualificados, permitindo sua identificação com mais rapidez. Para ingressar, é preciso apresentar comprovação de experiência em perícia contábil, até 31 de dezembro de 2017. Confira mais informações. Confira mais informações.

 

Palestra sobre IFRS já está disponível na TV CRCRJ

Nova Metodologia do Arrendamento Mercantil CPC 06 e IFRS 16 foi o tema da palestra ministrada pelo especialista em IFRS e conselheiro do CFC Marcelo Cavalcanti, e que já está disponível na íntegra, no canal da TV CRCRJ, no YouTube. Confira aqui. Aproveite para se inscrever e ficar por dentro de todos os eventos realizados pelo Conselho.

 

Dê a sua opinião sobre o Código de Ética Profissional do Contador e Pronunciamento Técnico CPC 49

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) publicaram a minuta para audiência pública do Pronunciamento Técnico CPC 49, e solicitam que as sugestões e comentários sejam enviados até o dia 24 de janeiro de 2018, ao CPC e ao CFC através dos endereços eletrônicos ap.nbc@cfc.org.br e cpc@cpc.org.br. Também foi publicado a minuta da NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador, com prazo de envio até 24 de fevereiro de 2018, pelo e-mail ap.nbc@cfc.org.br, fazendo referência a minuta. Ambas sugestões e comentários recebidos serão considerados públicos, a não ser que o participante solicite que sejam tratados como reservados. Para mais informações, acesse aqui.


 

Retrospectiva (2014-2017)

Referência, representatividade, presença e realização. Estes foram os pilares da atual gestão, que nestes quatro anos, prosseguiram com o excelente trabalho de valorização da Classe Contábil. Confira a publicação especial que preparamos!

Eventos e Cursos



CURSOS DO CRCRJ COM INSCRIÇÕES ABERTAS: CLIQUE AQUI

 

Parcerias

Apjerj oferece Curso Básico de Perícia Judicial
Com início no dia 2 de janeiro, a Associação de Peritos Judiciais do Rio de Janeiro realizará curso básico de Perícia Judicial, ministrado pelos diretores do órgão. Para mais detalhes, entrar em contato pelo telefone (21) 2240-9225, e-mail secretaria@apjerj.org.br ou pelo site.

Pesquisa de doutorado pelo PPGCC/UFRJ
A doutoranda em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCC/UFRJ), Renata Sol, está desenvolvendo pesquisa sobre o “Processo de Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade e Características Culturais Brasileiras” através de questionário direcionado aos profissionais de Contabilidade. Participe clicando aqui.

Pesquisa acadêmica de pós-graduação em Ciências Contábeis 
A aluna de Pós-Graduação Acadêmica em Ciências Contábeis da UERJ, Dayse de Lima Passos, e orientanda do professor Francisco José, está desenvolvendo dissertação sobre “Adoção das Normas Internacionais pelas Pequenas e Médias Empresas no Estado do Rio de Janeiro”. A fim de concluir seu trabalho, lançou um questionário sobre o assunto. Responda clicando aqui.

Desenvolva sua Liderança - INEXH

O Inexh (Instituto Nacional de Excelência Humana), um dos principais institutos de Programação Neurolinguística do mundo e parceiro do CRCRJ, oferece treinamento sobre Desenvolvimento&Liderança. A programação neurolinguística objetiva desenvolver habilidades como liderança, autoestima e confiança, com foco em inteligência emocional
Conheça o Inexh, clique aqui. Para mais informações sobre o treinamento: (21) 3388 6102 / 3502-6102 (Jéssica) e 21 96457-4398 (André).

Síntese semanal das alterações e obrigações legais 
Confira as alterações que ocorreram na legislação nas últimas semanas e a agenda de obrigações legais para os próximos dias. Clique aqui.

Para cancelar seu recebimento, clique aqui