Rio de Janeiro, 26 de Dezembro de 2017
Notícias

Esta é a última semana para aderir ao programa de renegociação do CRCRJ, que garante a redução de multas e juros da dívida em até 100%. Aproveite esta oportunidade, já que não há previsão da realização de uma nova campanha.

Votos de boas festas da presidente do CRCRJ, Vitória Maria da Silva

A presidente do CRCRJ, Vitória Maria da Silva, deseja Feliz Natal e Próspero Ano Novo aos profissionais da contabilidade. Confira!

CRCRJ realiza a última plenária do ano de 2017

No dia 18 de dezembro, aconteceu a última reunião plenária de 2017 do CRCRJ. A presidente Vitória Maria da Silva entregou certificados a todos os membros de Comissões, agradecendo pela contribuição ao Conselho e à classe contábil. Em seguida, os vice-presidentes fizeram a prestação de contas de cada uma de suas áreas.

A advogada tributarista e professora do CRCRJ Rose Marie de Bom foi homenageada pelo auxílio técnico prestado na elaboração do Projeto de Lei com ajustes fiscais de ICMS, apresentado à Alerj.

Também foi firmado Termo de Permissão de Uso para que o Observatório Social do Rio de Janeiro faça uso de sala localizada na sede do Conselho.

Representantes do CRCRJ negociam não extinção do ISS fixo para sociedades Uniprofissionais

O CRCRJ, representado pela presidente, Vitória Maria da Silva, pelo vice-presidente de Fiscalização, Gil Marques Mendes, e pela conselheira e presidente da Unipec, Damaris Amaral, compareceu à Câmara dos Vereadores na última quinta-feira (21) e negociou pela não extinção do ISS fixo para sociedades Uniprofissionais. Foi acordado que a nova redação deixará claro que ficam excetuados os autônomos e as sociedades Uniprofissionais.

Na foto, a profissional da contabilidade Daniele Diz, a presidente Vitória Maria da Silva, o vice-presidente Gil Marques, a conselheira Damaris Amaral e o ex-presidente do CRCRJ Nelson Rocha. O Conselho continuará acompanhando o processo e divulgará possíveis novas informações.

Educação Profissional Continuada: novo sistema de prestação de contas

2018 começará com novidade para os profissionais que devem cumprir o Programa de Educação Profissional Continuada. A prestação de contas das atividades realizadas no exercício de 2017 será realizada no novo sistema informatizado desenvolvido pelo CFC.

Ao acessar o sistema, basta incluir no formulário seus dados cadastrais, bem como as as atividades realizadas.

O prazo para prestação de contas será de 1º a 31 de janeiro de 2018.

O sistema entrará em funcionamento no dia 1º, pelo link.

A prestação de contas poderá ser realizada pelo sistema ou protocolada pessoalmente no CRCRJ.

Formandos em Ciências Contábeis recebem Certificados de Mérito durante solenidade realizada pelo CRCRJ

No dia 18 de dezembro, o CRCRJ entregou Certificados de Mérito aos formandos em Ciências Contábeis com os maiores Coeficientes de Rendimento de suas instituições de ensino. O projeto, criado em 2015 pela vice-presidência de Desenvolvimento Profissional, objetiva motivar e reconhecer os estudantes, futuros profissionais da contabilidade, e aproxima-los do Conselho.

Compuseram a mesa solene a presidente Vitória Maria da Silva, a presidente da Academia de Ciências Contábeis do Rio de Janeiro, Diva Gesualdi, o vice-presidente de Interior do CRCRJ, Luiz Francisco Peyon, e o sócio da Ernst & Young, apoiadora do evento, Mauro Moreira.

O patrono da turma foi Hugo Rocha Braga, profissional da contabilidade que presidiu o Conselho na gestão 1990-1991.

Novas regras de cálculo no Simples Nacional – Contribuintes do ICMS

Com as novas regras de cálculo, vigentes a partir de 2018, os contribuintes do Rio de Janeiro optantes pelo Simples Nacional não poderão informar em campo próprio do PGDAS os percentuais de redução de base de cálculo divulgados pela Fazenda Estadual, com base nas alíquotas efetivas de incidência do ICMS previstas na Lei nº 5.147/2007.

Como a Lei permanecerá em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, faz-se necessário adequar os percentuais de redução de forma a ajustar a alíquota efetiva de incidência do ICMS sobre a receita bruta mensal desses contribuintes à nova regra de cálculo do Simples Nacional.

Com esse objetivo, em reunião realizada na sede da SEFAZ-RJ no último dia 20, o CRCRJ, representado pelo conselheiro Alexandre Andrade, e o Sescon-RJ, representado pelo diretor Ricardo Nogueira, elaboraram uma planilha eletrônica que atende à questão. A SEFAZ-RJ adotará totalmente ou parcialmente a ferramenta, para garantir aos contribuintes a manutenção do benefício instituído pela Lei.

Ingresse no Cadastro de Peritos do CFC até 31 de dezembro

Atenção, profissionais que atuam com perícia contábil! O Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tem o objetivo de oferecer ao judiciário e à sociedade uma lista de profissionais qualificados, permitindo sua identificação com mais rapidez. Para ingressar, é preciso apresentar comprovação de experiência em perícia contábil, até 31 de dezembro de 2017.Confira mais informações..

Representantes do CRCRJ se reúnem com deputado Federal Celso Pansera

No dia 18 de dezembro, o deputado Federal Celso Pansera se reuniu com o prefeito de Resende, Diogo Baliero, com o conselheiro Cezar Stagi e os contadores presentes, afim de discutir assuntos relevantes para a classe contábil.

Encontro de Empresários elucida o papel da mulher empreendedora

Liderança Empreendedora Feminina. Este foi o tema do Talk Show do G10 - Encontro de Empresários, que contou com a participação da presidente do CRCRJ, Vitória Maria da Silva, nesta terça-feira (19), no auditório da Univeritas, no Flamengo/RJ.

Vitória falou sobre sua trajetória de vida, como contadora de empresa privada, e à frente das entidades de classe, como o SINDICONT-Rio - que foi a primeira mulher a presidir, e, agora, o CRCRJ. Também participaram a deputada Martha Rocha, a atriz Cristiana Oliveira, a presidente do SINBEL, Esther Gonçalves, a medalhista olímpica de vôlei de praia, Adriana Samuel, e as empresárias Carina Gewerc, Jane Muniz e Geovana Donella.

Comissão da Mulher Contabilista realiza doação ao INCA

A Comissão da Mulher Contabilista do Rio de Janeiro, coordenada pela conselheira do CRCRJ Maria de Fátima Moreira, entregou no dia 18 de dezembro, a doação de hidratantes arrecadados pelo Conselho ao Instituto Nacional do Câncer (INCA) Voluntário.

Prefeitura de São Pedro da Aldeia em parceria com a Junta lançam alvará de localização e funcionamento online

O delegado do CRCRJ em Araruama, Fillipe dos Santos, representou o Conselho no Lançamento do Alvará de localização e Funcionamento online realizado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, no dia 14 de dezembro. Estiveram presentes o delegado do CRCRJ em Cabo Frio, Ramires Rodrigues, o vice-prefeito do município, Mário Lobo, o presidente da Junta, Luiz Velloso, e a coordenadora do SEBRAE de Cabo Frio, Ana Cláudia Vieira.

COAF: profissionais da Contabilidade têm até 31 de janeiro para entregar a Declaração de Não Ocorrência

A partir de 1º de janeiro de 2018, a “Declaração de Não Ocorrência” ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) poderá ser feita diretamente no sistema desenvolvido pelo Departamento de Informática (DEINF) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Conforme previsto na Resolução CFC n.° 1.530/2017, os profissionais e Organizações Contábeis que prestem, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contabilidade, auditoria, aconselhamento ou assistência, de qualquer natureza, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas, devem comunicar ao Coaf a não ocorrência de eventos suspeitos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo através do endereço eletrônico .http://sistemas.cfc.org.br

Palestra sobre eSocial e Reforma Trabalhista já estão disponíveis na TV CRCRJ

Já estão disponíveis na TV CRCRJ as palestras sobre eSocial, ministrada por Jeferson Dantas, e Reforma Trabalhista, com Ricardo Nogueira. Ambos eventos foram realizados pela Unipec, com parceria do Conselho. Confira aqui.

Dê a sua opinião sobre o Código de Ética Profissional do Contador e Pronunciamento Técnico CPC 49

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) publicaram a minuta para audiência pública do Pronunciamento Técnico CPC 49, e solicitam que as sugestões e comentários sejam enviados até o dia 24 de janeiro de 2018, ao CPC e ao CFC através dos endereços eletrônicos ap.nbc@cfc.org.br e cpc@cpc.org.br. Também foi publicado a minuta da NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador, com prazo de envio até 24 de fevereiro de 2018, pelo e-mail ap.nbc@cfc.org.br, fazendo referência a minuta. Ambas sugestões e comentários recebidos serão considerados públicos, a não ser que o participante solicite que sejam tratados como reservados. Para mais informações, acesse aqui

Retrospectiva (2014-2017)

Referência, representatividade, presença e realização. Estes foram os pilares da atual gestão, que nestes quatro anos, prosseguiram com o excelente trabalho de valorização da Classe Contábil. Confira a publicação especial que preparamos!

Eventos e Cursos


CURSOS DO CRCRJ COM INSCRIÇÕES ABERTAS: CLIQUE AQUI

 

Parcerias

Apjerj oferece Curso Básico de Perícia Judicial
Com início no dia 22 de janeiro, a Associação de Peritos Judiciais do Rio de Janeiro realizará curso básico de Perícia Judicial, ministrado pelos diretores do órgão. Para mais detalhes, entrar em contato pelo telefone (21) 2240-9225, e-mail secretaria@apjerj.org.br ou pelo site. 

Pesquisa de doutorado pelo PPGCC/UFRJ
A doutoranda em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCC/UFRJ), Renata Sol, está desenvolvendo pesquisa sobre o “Processo de Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade e Características Culturais Brasileiras” através de questionário direcionado aos profissionais de Contabilidade. Participe clicando aqui.

Pesquisa acadêmica de pós-graduação em Ciências Contábeis
A aluna de Pós-Graduação Acadêmica em Ciências Contábeis da UERJ, Dayse de Lima Passos, e orientanda do professor Francisco José, está desenvolvendo dissertação sobre “Adoção das Normas Internacionais pelas Pequenas e Médias Empresas no Estado do Rio de Janeiro”. A fim de concluir seu trabalho, lançou um questionário sobre o assunto. Responda clicando aqui.

Desenvolva sua Liderança - INEXH

O Inexh (Instituto Nacional de Excelência Humana), um dos principais institutos de Programação Neurolinguística do mundo e parceiro do CRCRJ, oferece treinamento sobre Desenvolvimento&Liderança. A programação neurolinguística objetiva desenvolver habilidades como liderança, autoestima e confiança, com foco em inteligência emocional.
Conheça o Inexh, clique aqui. Para mais informações sobre o treinamento: (21) 3388 6102 / 3502-6102 (Jéssica) e 21 96457-4398 (André).

Síntese semanal das alterações e obrigações legais 
Confira as alterações que ocorreram na legislação nas últimas semanas e a agenda de obrigações legais para os próximos dias. Clique aqui.

Para cancelar seu recebimento, clique aqui