Rio de Janeiro, 03 de Janeiro de 2018
Notícias

CRCRJ empossa conselheiros e elege novo Conselho Diretor

Nesta terça-feira (02), o novo Conselho Diretor do CRCRJ e os 32 conselheiros eleitos em novembro de 2017 foram empossados em Plenária.
O presidente eleito, Waldir Ladeira, assumiu a direção da entidade, ao lado dos vice-presidentes: Samir Nehme (vice-presidente), Antonio Ranha (vice-presidente de Desenvolvimento Profissional), Carlos Alexandre de Paiva (vice-presidente de Registro Profissional), Gil Marques (vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina), Jorge Ribeiro (vice-presidente de Pesquisa e Estudos Técnicos), Elias Martins (vice-presidente Operacional), Ademilton Dantas (vice-presidente de Interior) e José Antônio Felgueiras (vice-presidente de Controle Interno), da representante dos Técnicos em Contabilidade, Neide Peres, e do ouvidor do CRCRJ, Luiz Francisco Peyon.
Saiba mais.

CRCRJ repudia atitude da Prefeitura do Rio ao não revogar antecipação do ISS

Diante da recusa da prefeitura do Rio de Janeiro em revogar o Decreto nº 44.030, que antecipou a entrega do ISS para o terceiro dia útil do mês subsequente, o CRCRJ emitiu uma nota de repúdio.

“Tornamos a dizer: os profissionais da contabilidade são indispensáveis para a administração pública. Sem a categoria, não há arrecadação. E não estamos sendo tratados sequer de forma respeitosa.

Recomendamos que os profissionais avaliem juridicamente suas responsabilidades em caso de atraso na entrega das informações e que, de imediato, deem os esclarecimentos necessários a seus clientes, que também serão prejudicados”, diz um trecho da nota, assinada pela então presidente Vitória Maria da Silva.

Confira o texto na íntegra.

Educação Profissional Continuada: novo sistema de prestação de contas

2018 começará com novidade para os profissionais que devem cumprir o Programa de Educação Profissional Continuada. A prestação de contas das atividades realizadas no exercício de 2017 será realizada no novo sistema informatizado desenvolvido pelo CFC. Ao acessar o sistema, basta incluir no formulário seus dados cadastrais, bem como as atividades realizadas. O prazo para prestação de contas será de 1º a 31 de janeiro de 2018, pelo link http://epc.cfc.org.br/. A prestação de contas poderá ser realizada pelo sistema ou protocolada pessoalmente no CRCRJ.

Confira o vídeo tutorial de acesso ao sistema! 

Novas regras de cálculo no Simples Nacional – Contribuintes do ICMS

Com as novas regras de cálculo, vigentes a partir de 2018, os contribuintes do Rio de Janeiro optantes pelo Simples Nacional não poderão informar em campo próprio do PGDAS os percentuais de redução de base de cálculo divulgados pela Fazenda Estadual, com base nas alíquotas efetivas de incidência do ICMS previstas na Lei nº 5.147/2007.

Como a Lei permanecerá em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, faz-se necessário adequar os percentuais de redução de forma a ajustar a alíquota efetiva de incidência do ICMS sobre a receita bruta mensal desses contribuintes à nova regra de cálculo do Simples Nacional.

Com esse objetivo, em reunião realizada na sede da SEFAZ-RJ no último dia 20, o CRCRJ, representado pelo conselheiro Alexandre Andrade, e o Sescon-RJ, representado pelo diretor Ricardo Nogueira, elaboraram uma planilha eletrônica que atende à questão. A SEFAZ-RJ adotará totalmente ou parcialmente a ferramenta, para garantir aos contribuintes a manutenção do benefício instituído pela Lei.

COAF: profissionais da Contabilidade têm até 31 de janeiro para entregar a Declaração de Não Ocorrência

A partir de 1º de janeiro de 2018, a “Declaração de Não Ocorrência” ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) poderá ser feita diretamente no sistema desenvolvido pelo Departamento de Informática (DEINF) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Conforme previsto na Resolução CFC n.° 1.530/2017, os profissionais e Organizações Contábeis que prestem, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contabilidade, auditoria, aconselhamento ou assistência, de qualquer natureza, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas, devem comunicar ao Coaf a não ocorrência de eventos suspeitos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo através do endereço eletrônico http://sistemas.cfc.org.br.

Avaliação dos cursos do CRCRJ será feita via sistema

A partir deste mês, a Avaliação dos cursos do CRCRJ, efetuada pelos alunos, passará a ser feita via sistema, não mais de forma manuscrita. O certificado poderá ser emitido no prazo de 30 dias após conclusão do curso e ficará condicionado ao preenchimento da avaliação no sistema.

Conheça o acervo digital Base Antena

A Base Antena é uma plataforma digital que reúne periódicos científicos em contabilidade e gestão, voltada para profissionais da Contabilidade, acadêmicos, estudantes, e ao público em Geral. Através deste portal, o público interessado tem acesso a fontes confiáveis de pesquisa, sem custos e de forma conveniente. Acesse aqui.

Dê a sua opinião sobre o Código de Ética Profissional do Contador e Pronunciamento Técnico CPC 49

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) publicaram a minuta para audiência pública do Pronunciamento Técnico CPC 49, e solicitam que as sugestões e comentários sejam enviados até o dia 24 de janeiro de 2018, ao CPC e ao CFC através dos endereços eletrônicos ap.nbc@cfc.org.br e cpc@cpc.org.br. Também foi publicado a minuta da NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador, com prazo de envio até 24 de fevereiro de 2018, pelo e-mail ap.nbc@cfc.org.br, fazendo referência a minuta. Ambas sugestões e comentários recebidos serão considerados públicos, a não ser que o participante solicite que sejam tratados como reservados. Para mais informações, acesse aqui.

Palestra sobre Contabilidade para o Terceiro Setor já está disponível na TV CRCRJ

Já está disponível no canal da TV CRCRJ os vídeos do evento "Contabilidade para o Terceiro Setor", realizado pelo Conselho no dia 12 de dezembro. Confira!

Eventos e Cursos

CURSOS DO CRCRJ COM INSCRIÇÕES ABERTAS: CLIQUE AQUI

Parcerias

Apjerj oferece Curso Básico de Perícia Judicial
Com início no dia 22 de janeiro, a Associação de Peritos Judiciais do Rio de Janeiro realizará curso básico de Perícia Judicial, ministrado pelos diretores do órgão. Para mais detalhes, entrar em contato pelo telefone (21) 2240-9225, e-mail secretaria@apjerj.org.br ou pelo site. 

Síntese semanal das alterações e obrigações legais 
Confira as alterações que ocorreram na legislação nas últimas semanas e a agenda de obrigações legais para os próximos dias. Clique aqui.

Para cancelar seu recebimento, clique aqui