Rio de Janeiro, 08 de Janeiro de 2018
Notícias

Anuidade 2018 pode ser paga com desconto em janeiro

Os profissionais e as organizações contábeis que efetuarem o pagamento da anuidade do exercício de 2018 ao CRCRJ em cota única, durante o mês de janeiro, têm desconto de 10% no valor.

Neste ano, os valores das anuidades para contadores, técnicos em contabilidade e organizações contábeis não sofreram reajustes.

Saiba mais aqui. Imprima aqui a anuidade do exercício.

 

COAF: profissionais da Contabilidade têm até 31 de janeiro para entregar a Declaração de Não Ocorrência

Os profissionais e organizações Contábeis que prestem, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, auditoria, aconselhamento ou assistência, de qualquer natureza, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas, devem comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) a não ocorrência de eventos suspeitos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo.

A Declaração deve ser feita até o dia 31 de janeiro, pelo sistema do CFC.

CRCRJ critica veto de Temer ao Refis para MPEs

Isonomia. Esse foi o preceito utilizado para a criação do Refinanciamento de Dívidas para Micro e Pequenas Empresas (Refis), vetado integralmente na última sexta-feira (5) pelo presidente Michel Temer. Cerca de 600 mil Micro e Pequenas Empresas, que devem um total de R$20 bilhões à União, aguardavam o Refis para se regularizarem e permanecerem no Simples Nacional.

"É um absurdo que o Governo conceda uma anistia parcial de multas e juros para as grandes empresas e não o faça em relação às MPEs, que mais geram empregos no Brasil e correm risco de fechar as portas", afirma o vice-presidente do CRCRJ, Samir Nehme.

Nehme destaca, ainda, que a derrubada do veto por parte do Congresso precisa acontecer logo, já que até o final de janeiro as empresas precisam estar adimplentes para dar entrada no Simples Nacional.

"O CRCRJ continuará pressionando o Congresso para que o veto seja derrubado. Para isso, contamos com o apoio de toda a classe contábil. Enviem e-mails, liguem para os gabinetes. Vamos entrar em contato com os deputados do Rio de Janeiro e mostrar a importância do Refis!", conclama o vice-presidente.

A matéria, de relatoria do Deputado Federal Otávio Leite, foi elaborada em conjunto com diversas entidades, como o CRCRJ e o SEBRAE, e aprovada por unanimidade em dezembro.

Educação Profissional Continuada: novo sistema de prestação de contas

2018 começará com novidade para os profissionais que devem cumprir o Programa de Educação Profissional Continuada. A prestação de contas das atividades do exercício de 2017 será realizada no novo sistema informatizado desenvolvido pelo CFC. Ao acessar o sistema, basta incluir no formulário seus dados cadastrais, bem como as atividades realizadas. O prazo para prestação de contas será de 1º a 31 de janeiro de 2018, pelo link http://epc.cfc.org.br/. A prestação de contas poderá ser feita pelo sistema ou protocolada pessoalmente no CRCRJ.

Confira o vídeo tutorial de acesso ao sistema! 

Primeiro Seminário Itinerante de 2018 será em Paraíba do Sul

O município de Paraíba do Sul receberá, nos dias 10 e 11 de janeiro, o primeiro Seminário Itinerante do Setor Público de 2018. As inscrições já estão abertas através do link.

Comunicado sobre Exame de Suficiência de 2018

O CFC informa que, em decorrência de atual processo licitatório para contratação de entidade para realização e aplicação das provas, a primeira edição do Exame de Suficiência de 2018 não será realizada em março ou abril, como nos anos anteriores. Possivelmente, a prova será aplicada no final deste semestre. 

Assim que for concluído o processo de licitação e definida a data de realização da 1ª edição do Exame de 2018, o CFC realizará ampla divulgação em seus meios de comunicação.

 

Avaliação dos cursos do CRCRJ será feita via sistema

A partir deste mês, a Avaliação dos cursos do CRCRJ, efetuada pelos alunos, passará a ser feita via sistema, não mais de forma manuscrita. O certificado poderá ser emitido no prazo de 30 dias após conclusão do curso e ficará condicionado ao preenchimento da avaliação no sistema.

Baixe o livro “Estudos de Casos de Perícia”, no site do CRCRJ

O livro “Estudos de Casos de Perícia” está disponível para download no site do CRCRJ. A publicação de 290 páginas, entre 6 capítulos, aborda assuntos como liquidação de sentença trabalhista e perícia contábil aplicada a crimes contra a administração pública. Acesse aqui.

Conheça o acervo digital Base Antena

A Base Antena é uma plataforma digital que reúne periódicos científicos em contabilidade e gestão, voltada para profissionais da Contabilidade, acadêmicos, estudantes, e ao público em Geral. Através deste portal, o público interessado tem acesso a fontes confiáveis de pesquisa, sem custos e de forma conveniente. Acesse aqui.

Dê a sua opinião sobre o Código de Ética Profissional do Contador e Pronunciamento Técnico CPC 49

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) publicaram a minuta para audiência pública do Pronunciamento Técnico CPC 49, e solicitam que as sugestões e comentários sejam enviados até o dia 24 de janeiro de 2018, ao CPC e ao CFC através dos endereços eletrônicos ap.nbc@cfc.org.br e cpc@cpc.org.br. Também foi publicado a minuta da NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador, com prazo de envio até 24 de fevereiro de 2018, pelo e-mail ap.nbc@cfc.org.br, fazendo referência a minuta. Ambas sugestões e comentários recebidos serão considerados públicos, a não ser que o participante solicite que sejam tratados como reservados. Para mais informações, acesse aqui.

Eventos e Cursos

63º Seminário Itinerante de Contabilidade no Setor Público
10 e 11 de janeiro – 9h às 17h40 » Cidade: Paraíba do Sul » Inscreva-se.

CURSOS DO CRCRJ COM INSCRIÇÕES ABERTAS: CLIQUE AQUI

Parcerias

Apjerj oferece Curso Básico de Perícia Judicial
Com início no dia 22 de janeiro, a Associação de Peritos Judiciais do Rio de Janeiro realizará curso básico de Perícia Judicial, ministrado pelos diretores do órgão. Para mais detalhes, entrar em contato pelo telefone (21) 2240-9225, e-mail secretaria@apjerj.org.br ou pelo site. 

Síntese semanal das alterações e obrigações legais 
Confira as alterações que ocorreram na legislação nas últimas semanas e a agenda de obrigações legais para os próximos dias. Clique aqui.

Para cancelar seu recebimento, clique aqui