Segunda-feira, 23 de julho de 2007
Página Principal > Departamento > Registro > Pessoa Física
DEPARTAMENTO DE REGISTRO
PESSOAS FISICAS - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Todos os documentos, citados em cada item, terão que ser apresentados em original e cópia que serão autenticados pelo CRC-RJ

REGISTRO ORIGINÁRIO

2 (uma) fotos 3x4* iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco, aprovação no exame de suficiência (valido por dois anos), original e cópia: diploma devidamente registrado, fornecido pelo estabelecimento de ensino, ou certidão de inteiro teor expedida por órgão competente; carteira de identidade*que consta no diploma*, C.P.F, título de eleitor, certificado de reservista, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, inscrição pré-registro, taxa de registro e anuidade proporcional.

 
REGISTRO TRANSFERIDO

2 (duas) fotos 3x4* iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco, cópia: do diploma, identidade, título eleitoral, CPF, comprovante de residência. Taxa paga.

 
REGISTRO PROVISÓRIO

2 (duas) fotos 3x4* iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco, aprovação no exame de suficiência (valido por dois anos), original e cópia: histórico escolar e declaração da Faculdade (com data de colação de grau) ou Colégio (com data de conclusão), mencionando que o diploma está em fase de registro junto aos órgãos competentes (original). (NÃO SERVE DECLARAÇÃO COM DATA PREVISTA PARA COLAÇÃO DE GRAU). Originais e cópias da carteira de identidade**, C.P.F., título de eleitor, certificado de reservista, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, inscrição no pré-registro, taxa de registro e anuidade proporcional. A declaração escolar tem validade somente por 6 (seis) meses.

 

RESTABELECIMENTO DE REGISTRO

1 (uma) fotos 3x4* iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco. Anuidade e taxa de restabelecimento pagas. Original e cópia da carteira de identidade** ( I.F.P ou S.S.P). Se a baixa for superior a 2 (dois) anos também é necessário aprovação no exame de suficiência (valido por dois anos)

 
ALTERAÇÃO DE CATEGORIA:

2 (duas) fotos 3x4* iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco, aprovação no exame de suficiência (valido por dois anos), original e cópia do diploma e carteira de identidade** que constar no diploma. Deverá estar em dia com anuidades e eleições e taxa de alteração paga.

 
ALTERAÇÃO DE CATEGORIA PROVISÓRIA

2 (duas) fotos 3x4* iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco, aprovação no exame de suficiência (valido por dois anos), original e cópia histórico escolar, declaração da Faculdade (com data de colação de grau), mencionando que o diploma está em fase de registro junto aos Órgãos competentes (V.OBS). Deverá estar em dia com anuidades e eleições e taxa de alteração paga. A declaração escolar tem validade somente por 6 (seis) meses.

 
SUBSTITUIÇÃO DE REGISTRO PROVISÓRIO P/ DEFINITIVO

Original e cópia do diploma, carteira de identidade*que consta no diploma* e 2 (duas) fotos 3x4* iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco. Anuidade e taxa de substituição pagas. Se o registro provisório estiver vencido, o profissional terá que obrigatoriamente ter aprovação no exame de suficiência (valido por dois anos).

 

AVERBAÇÃO DE NOME OU NACIONALIDADE C/ 2º VIA DE CARTEIRA

:documento que originou a alteração (certidão) original e cópia e 1 (uma) fotos 3x4* iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco. Deverá estar em dia com anuidades e eleições. Taxa de 2ª via de carteira paga. Original da carteira de identidade** ( I.F.P ou S.S.P).

 

SEGUNDA VIA DE CARTEIRA

Solicitação deve ser feita pelo site do CFC. Taxa de 2ª via de carteira paga, 1(uma) foto 3x4* iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco. Deverá estar em dia com anuidades, eleições e escritórios (se houver). Original da carteira de identidade** ( I.F.P ou S.S.P).

 
CERTIDÃO

Deverá estar em dia com anuidades e eleições. Quando o requerente não for registrado no CRC-RJ, deverá apresentar carteira de identidade** e C.P.F.

BAIXA DE REGISTRO

apresentar original e cópia simples do comprovante do não exercício da profissão. Os documentos comprobatórios podem ser: Carta de Concessão de Aposentadoria, Cópia da Carteira de Trabalho para empregados, Cópia do Edital e do diploma com o qual se habilitou no concurso público para profissionais concursados; Documento que comprove atividade de autônomo para profissionais sem vínculo empregatício.

 
BAIXA POR FALECIMENTO
- Apresentar cópia da certidão de óbito. Sem Formulário. Sem Custo

 

 
ESCLARECIMENTOS

As fotos não podem ser instantâneas por sua pouca durabilidade.** A carteira de habilitação serve como documento de identidade juntamente com documento que comprove a naturalidade.OBS: 1- No caso do registro provisório o histórico e a declaração deverão conter: nome do requerente, data de nascimento e filiação (sem abreviaturas);2- Taxa conforme tabela no CRC-RJ3- O primeiro registro, obrigatoriamente deverá ser solicitado através do site do CRC-RJ na parte, Pré-registro/Pré-Cadastro de Contabilista .· 4- Para efetuar registro originário / provisório ou alteração de categoria é necessário prestar o exame de qualificação.

:: Visualizar a Resolução CFC 1167/09.

Rua Primeiro de Março, 33 Centro Rio de Janeiro RJCep.: 20010-000
Tel: (21) 2216-9595Fax: (21) 2216-9619  
E-mail:crcrj@crcrj.org.br 2007 - todos os direitos reservados ao CRC-RJ