Notícias

26/02/2021

CRCRJ realiza solenidade de entrega do Certificado Empresa Cidadã

 

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) entregou, na noite desta quinta-feira (25/02), o Certificado Empresa Cidadã para empresas de diversos segmentos. O projeto, que está na 18º edição, incentiva a elevação da qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais de instituições brasileiras de todos os portes, inclusive organizações sem fins lucrativos. 

 

Para esta edição, 63 empresas de todas as regiões do país se inscreveram no processo, das quais 59 receberam o reconhecimento do CRCRJ, em parceria com a Firjan e a Fecomércio RJ. Recebe o Certificado Empresa Cidadã as entidades cujas informações socioambientais divulgadas em seus relatórios e balanços alcançam o nível de qualidade exigido pelo regulamento da premiação. Já os profissionais da contabilidade dessas instituições, responsáveis pelas informações prestadas, recebem o Diploma de Mérito Contábil - Empresa Cidadã. 

 

“Este projeto, que foi criado em 2001, foi ganhando cada vez mais peso dentro e fora do CRCRJ, atingindo organizações de todos os cantos do país, independentemente do porte ou segmento, e se tornou uma verdadeira chancela sobre a qualidade das informações contábeis e socioambientais prestadas. Sem dúvidas podemos dizer que o objetivo dos criadores da Certificação - incentivar a elevação da qualidade dessas informações - foi atingido”, ressaltou o presidente do CRCRJ, Samir Nehme. 

 

O Vice-Presidente de Pesquisa e Estudos Técnicos do CRCRJ, Luiz Antônio Ochsendorf Leal falou sobre a importância das empresas brasileiras investirem em responsabilidade social, ao mencionar que, oito dentre as empresas certificadas tiveram resultados significativos no índice Bovespa, o demonstra que a dedicação à responsabilidade social é um diferencial de destaque, que culmina na preferência dos consumidores. 

 

Presente na solenidade, o presidente do CRCDF, Daniel Fernandes, parabenizou o CRCRJ pelo marco de 20 anos do prêmio “A contabilidade é um organismo vivo. Uma empresa, ao tomar decisões, está constantemente gerando informações contábeis. Essa é uma importante iniciativa para conscientizar as empresas a trazerem informações não mais apenas numéricas, como qualitativas”, afirmou. 

 

Através de participação online, o Vice-Presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim De Alencar Bezerra Filho, falou sobre o pioneirismo do CRCRJ e parabenizou as empresas que por irem além do cumprimento de suas obrigações acessórias. 

 

“O CRCRJ dá o exemplo de reconhecer as empresas que se colocaram na posição de devolver à sociedade e minimizar as desigualdades. De outro lado, esse certificado reconhece também o mérito daqueles que são os grandes responsáveis por transformarem essas informações em demonstrativos, com uma linguagem clara e transparente, os aguerridos profissionais. Nosso papel é de fundamental importância nesse processo de materialização social, de comprometimento com a economia e nação brasileira”, discursou.  

 

Também estiveram presentes na solenidade do CRCRJ o Diretor-geral do Senac Rio e conselheiro do CRCRJ, Sergio Ribeiro, o presidente da JUCERJA, Affonso d’Azincourt e o presidente do SESCON RJ, Renato Mansur.