Comemorar o dia do Empresário Contábil, após todas as mudanças de perspectivas causadas pela pandemia, ganha outras nuances. A escolha de empreender no Brasil está carregada de muita coragem, mas o receio ainda está presente. A alta carga tributária, obrigações trabalhistas e fiscais, subsídios aquém das expectativas. Essa é a realidade que o empreendedor enfrenta no país.
E superar tudo isso em busca de sucesso só é possível com o apoio de outro empreendedor: o empresário contábil. As equipes contábeis assumiram o papel de guiar os empresários no enfrentamento à pandemia. Seja esclarecendo as novas resoluções governamentais que surgiam diariamente, traduzindo o cenário em dados e planilhas e, principalmente, apresentando alternativas para que a última alternativa fosse desistir.
Se ainda existia empresário alheio à importância de um profissional da contabilidade assessorando a tomada de decisão de sua empresa, a pandemia cumpriu o papel de escancarar essa necessidade. E nessa tomada de consciência do papel social e econômico da contabilidade, muitos postos de trabalho puderam ser mantidos, muitas empresas mantiveram o funcionamento e falências foram evitadas.
Nesse contexto, é importante salientar que o empresário contábil atua nas duas frentes: gerando empregos e atuando para que outras empresas possam manter e até mesmo ampliar suas equipes. O profissional que decide empreender na contabilidade precisa de coragem em dobro, pela responsabilidade que assume pelo seu empreendimento e tantos outros aos quais sua empresa guia e assessora.
A expectativa para 2021 é que o know-how dos empresários contábeis seja incorporado à gestão das empresas para que, além de sobreviver aos dias difíceis, muitas conquistas estejam por vir.
Samir Nehme é Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) e Empresário Contábil