Caso tenha problemas para visualizar este e-mail, clique aqui e abra diretamente no seu navegador.

BOLETIM INFORMATIVO

| Notícias

Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2021

Aproveite os 10% de desconto na anuidade para pagamento no boleto e cartão de crédito

Além do não reajuste da anuidade em 2021, existirão novas facilidades: desconto de 10% para pagamento à vista realizado até 31 de janeiro e 5% para os que pagarem até 28 de fevereiro, válidos, também, para parcelamentos no cartão de crédito até as datas indicadas. Ainda há a opção de realizar o parcelamento com o CRCRJ, através do boleto bancário, em até 3 parcelas mensais, ou no cartão de crédito em até 18 vezes com juros.

Com o registro ativo e regular, os Conselhos de Contabilidade se estruturam para oferecer desenvolvimento profissional, fiscalizar a atividade contábil e buscar mais prerrogativas de desburocratização para a classe.

Exerça sua profissão com regularidade! Para conferir os prazos e valores e emitir sua guia, clique aqui.

Confira o tutorial de como realizar o pagamento no cartão de crédito, aqui.

Dia do Empresário Contábil: coragem para empreender em dobro

Em comemoração ao dia do empresário contábil, o Presidente do CRCRJ, Samir Nehme, preparou um artigo especial sobre a importância da categoria no desenvolvimento de empresas, empregos e de todo o país.

“O profissional que decide empreender na contabilidade precisa de coragem em dobro, pela responsabilidade que assume pelo seu empreendimento e tantos outros aos quais sua empresa guia e assessora”, aponta Nehme.

Clique aqui para ler na íntegra.

CRCRJ protocola ofício à prefeitura do Rio para integrar debate sobre a Reforma Tributária

O CRCRJ protocolou ofício junto à prefeitura do Rio de Janeiro na última terça-feira (12), colocando-se à disposição para integrar o Grupo de Trabalho para desenvolvimento de proposta de Reforma Tributária no município, ressaltando que o profissional da contabilidade possui amplo conhecimento no assunto.

Confira o documento na íntegra aqui

Aplicativo Sefip/GFIP é atualizado

A Receita Federal do Brasil, junto à Caixa Econômica Federal (CEF), adequou o aplicativo Sefip/GFIP às decisões do STF de não incidência da contribuição previdenciária patronal sobre o salário-maternidade e à Jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) quanto à não incidência da contribuição previdenciária patronal sobre os primeiros 15 dias que antecedem ao auxílio-doença.

Essas alterações impactam apenas as empresas não obrigadas à Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

Já os contribuintes que devem cumprir a obrigação não precisam, de acordo com o portal da RFB na internet, considerar as mudanças na GFIP que envolvem os códigos P3 e O3.

Para ler o manual da GFIP/Sefip, clique aqui

CRCRJ realiza agenda de aproximação político-institucional

O Presidente do CRCRJ, Samir Nehme, e o Vice-Presidente, Waldir Ladeira, receberam, na manhã da última segunda-feira (11), o Deputado Federal Hugo Leal, em agenda de aproximação político-institucional, para apresentar as demandas da classe contábil.

Também participaram do encontro o contador José Miguel Rodrigues e o chefe de gabinete do Deputado, Bruno Menezes.

Já no período da tarde, o Presidente do CRCPA, Fabrício Moreira, realizou visita técnica na sede do CRCRJ. Ele foi recebido pelo Presidente Samir Nehme e participou da reunião virtual do Conselho Diretor, que debateu o planejamento estratégico de 2021. Na ocasião, o presidente do Conselho Paraense declarou: "O CRCRJ é referência de gestão e excelência para o país e se coloca muito à disposição de todo o Sistema Contábil Brasileiro".

Ainda na segunda-feira (11), o Presidente Samir Nehme realizou visita institucional ao novo presidente da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja), Affonso D' Anzicourt. Ele foi recepcionado, também, pelo Chefe de Gabinete Sérgio Tavares Romay. Na conversa, foi discutido o apoio do CRCRJ para expansão do Regin e ajustes no termo de cooperação entre as entidades, em busca de melhorias no ambiente de negócios do Rio de Janeiro, visto que o profissional da contabilidade é o principal usuário dos serviços da Jucerja.

Finalizando a agenda, o Vereador do Rio de Janeiro Pedro Duarte, acompanhado de seu assessor Breno Sabóia, esteve na sede do CRCRJ. Na ocasião, ele se colocou à disposição para ouvir as demandas do CRCRJ e da classe contábil em prol da desburocratização na cidade, e da melhoria no ambiente de negócios.

Ministério da Economia estabelece cenários em que não haverá fiscalização orientadora para as MEs e EPPs

A Portaria n.º 396, de 11 de janeiro de 2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU), da última quarta-feira (13), estabelece os casos em que, por sua natureza, as microempresas e empresas de pequeno porte não poderão ser beneficiadas da dupla visita de fiscalização.

As situações estão relacionadas à constatação de trabalho em condições análogas às de escravo ou trabalho infantil. Outras infrações estão incluídas na relação, confira aqui.

Vice-Presidente de Registro promove aproximação com novo Secretário de Governo e Fazenda de Búzios

Na última quinta-feira (14), o Vice-Presidente de Registro do CRCRJ, Ademilton Dantas, e o Presidente da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação de Búzios (APCCAA), Nascif Júnior, reuniram-se com o novo Secretário de Governo e Fazenda do município de Búzios, Genílson Drumond, e toda a sua equipe de trabalho.

Durante o encontro, foram debatidas as demandas da classe contábil local, reiterando a necessidade de permanente diálogo com a pasta, em busca do desenvolvimento econômico da cidade.

Também participaram os diretores da APCCAA Edmilson Dias e Roberval Júnior.

Contadores(as) registrados e regulares no CRCRJ podem se candidatar ao cargo de curador(a) no MPRJ

Um dos benefícios de estar com registro ativo e regular no CRCRJ é a possibilidade de se candidatar ao cargo de Curador no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

O CRCRJ firmou esta parceria com o MPRJ em 2019, para oferecer novas oportunidades à classe contábil fluminense. Os contadores selecionados irão atuar na prestação de contas de, no máximo, 10 curatelados, sendo o encargo remunerado.

São requisitos básicos: possuir ao menos 3 anos de inscrição ativa no CRCRJ e estar regular, conduta ilibada, sem qualquer anotação disciplinar ou criminal, submeter-se a capacitação anual para a prestação de contas e ler e aceitar os termos de condições do Termo de Compromisso disponível no cadastro.

Clique aqui e confira como se cadastrar para a vaga.

eSocial: Suspenso o envio de eventos de remuneração S-1200 de JAN/2021

A recepção dos eventos S-1200 (Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social) da competência JANEIRO/2021 está suspensa até que seja publicada a portaria governamental que reajusta as faixas salariais que definem as alíquotas de desconto previdenciário do segurado (alíquotas progressivas de 7,5% a 14%) e o direito a percepção de salário família para 2021. Tal medida se faz necessária porque o eSocial precisa da tabela de alíquotas atualizada para retornar os eventos de totalização S-5001 para os empregadores.

Confira aqui e confira detalhes.

Prazo para apresentação das demonstrações financeiras por entidades desportivas é prorrogado

A Lei nº 14.117/2021, de 8 de janeiro de 2021, estabeleceu a prorrogação por 7 meses do prazo previsto para as ligas desportivas, as entidades de administração de desporto e as entidades de prática desportiva envolvidas em qualquer competição de atletas profissionais, independentemente da forma jurídica adotada, apresentarem e publicarem suas demonstrações financeiras referentes ao ano anterior.

Lembrando que essas entidades supramencionadas são obrigadas a elaborar suas demonstrações financeiras, de forma separada por atividade econômica, de modo distinto das atividades recreativas e sociais, nos termos da lei e de acordo com os padrões e critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

Saiba Mais

Baixe já o APP CRCRJ!J

Quer ficar por dentro das principais notícias da área contábil e das oportunidades imperdíveis oferecidas pelo seu Conselho? Com o APP CRCRJ você é notificado em primeira mão, direto no seu celular. Baixe agora mesmo!


| Cursos EAD

Confira os cursos EAD do CRCRJ disponíveis: Clique aqui.


| Agenda de Lives

O Papel do Contador no Processo Administrativo Federal
19/01/2021 às 16h >> Evento online >> Página da Transmissão

Declaração de Operações COAF
22/01/2021 às 16h >> Evento online >> Página da Transmissão


| Parcerias

IBET abre curso de pós-graduação em Direito Tributário para 2021.1

O Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) está com inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação em Direito Tributário, coordenado por Paulo Ayres Barreto, que é Doutor PUC/SP e Livre-docente USP. O curso terá início em março de 2021 e conta com desconto exclusivo de 20% para profissionais registrados e regulares no CRCRJ.

Para mais informações e inscrições, encaminhe e-mail para rio@ibet.com.br ou entre em contato pelos telefones (21) 3553-1441 / 99143-1711. Aproveite esta oportunidade para desenvolver a sua carreira!

Logotipo do CRCRJ

Coragem para Inovar

Logotipo do Instagram Logotipo do Facebook Logotipo do Youtube ícone de Portal

Rua Primeiro de Março, 33 - Centro, Rio de Janeiro/RJ - Cep: 20010-000
Tel.: (21) 2216-9595 / Fax.: (21) 2216-9696
E-mail: crcrj@crcrj.org.br

Esta é uma mensagem automática. Por favor, não responda este e-mail.
Para cancelar seu recebimento, clique aqui.