Caso tenha problemas para visualizar este e-mail, clique aqui e abra diretamente no seu navegador.

BOLETIM INFORMATIVO

| Notícias

Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2021

Anuidade 2021: última semana para garantir 5% de desconto em qualquer método de pagamento

Durante todo o mês de fevereiro, contadores, técnicos em contabilidade e organizações contábeis têm 5% de desconto na anuidade referente ao exercício de 2021.

O desconto é válido para pagamento à vista realizado até 28 de fevereiro ou para parcelamentos no cartão de crédito até a data indicada.

Há a opção também de realizar o parcelamento com o CRCRJ, através do boleto bancário, em até 3 vezes, ou no cartão de crédito em até 18 vezes. Aproveite!

Faça já a simulação do pagamento ou confira os prazos e valores, acesse:

Para emitir sua guia:

Pessoa Física: aqui.

Pessoa Jurídica: aqui.

Após articulação com CRCRJ, Câmara de Niterói recebe projetos de lei em apoio à classe contábil

O vereador de Niterói, Fabiano Gonçalves, esteve na última semana na sede do CRCRJ para apresentar os projetos de lei protocolados na Câmara de Niterói, na última semana, criados após articulação com o CRCRJ e em apoio à classe contábil.

São eles:

- O PL 47/2021, que inclui no calendário comemorativo do município de Niterói o Dia Municipal do Profissional da Contabilidade (22 de setembro);

- O PL 48/2021, que dispõe sobre o atendimento preferencial aos profissionais da contabilidade no âmbito das repartições públicas do município de Niterói;

- Por fim, o PL já aprovado em primeira votação na câmara de Niterói, que possibilita a prorrogação por período de até 180 dias para os contribuintes que não conseguem o alvará definitivo por questões outras que não se referem à documentação.

No encontro, o vereador se mostrou ainda aliado do CRCRJ na conquista do Alvará Automatizado em Niterói, por entender que será uma conquista que trará melhoria ao ambiente de negócios do município.

O parlamentar foi recebido pelo presidente do CRCRJ, Samir Nehme e por Rafael Machado, vice-presidente de Interior.

CRCRJ participa da estreia do programa Resenha do Contador

A última semana foi marcada pela estreia do programa Resenha do Contador, veiculado pela Rádio Ponto e Vírgula. Com um time de craques da contabilidade, o programa tem a proposta de uma conversa com os contadores falando tudo que os empreendedores precisam saber.

Na estreia, a atração contou com a participação do presidente do CRCRJ, Samir Nehme, do vice-presidente de interior, Rafael Machado, do Conselheiro Edilson Junior e dos integrantes de comissões do CRCRJ Gisele Lima, Pedro Mendes, Flávio Pires, Eddie Gonçalves e Jean Giehl.

O programa será transmitido toda segunda-feira, a partir das 19h, e pode ser acompanhado pelo aplicativo Rádio Ponto e Vírgula, disponível no GooglePlay, ou através do site radiopontoevirgula.com

Presidente Samir Nehme participa de reunião com vice-prefeito de Rio Bonito

Na quarta-feira (10/02), o Presidente Samir Nehme recebeu na sede do CRCRJ o Vice-Prefeito de Rio Bonito e profissional da contabilidade, José Américo.

Por ser um representante da classe a frente da gestão do município, o encontro teve como objetivo o desenvolvimento de ações em prol dos profissionais da contabilidade na região, além da melhoria do ambiente de negócios.

Conselho Diretor realiza sua 1000ª reunião

Na última quinta-feira (18/02) foi realizada a 1000ª reunião do Conselho Diretor, um encontro que representa o compromisso firmado entre todos os membros empossados para que possam discutir os assuntos internos do CRCRJ em prol da melhoria e fortalecimento da classe contábil.

CRCRJ se reúne com Sebrae na Região dos Lagos para discutir desenvolvimento da Casa do Empreendedor

Na terça-feira (09/02), em reunião promovida pelo @sebraerj da Região dos Lagos em parceria com o CRCRJ, o Vice-Presidente de registro, Ademilton Dantas e a Delegada em Cabo Frio, Luciane Carvalho estiveram com a Secretária de Fazenda em Cabo Frio, Daniela Mendes e com a Coordenadora do Sebrae na Região dos Lagos, Ana Claudia Vieira para discutir o desenvolvimento da Casa do Empreendedor na região.

Participaram também da reunião os Analistas do Sebrae na Região dos Lagos, Karina Monteiro e Ronald Silveira, além da Conselheira do CRCRJ, Ellen Mello e o Presidente e Vice-Presidente da APCCAA, Nascif Júnior e Edmilson Dias.

Governo do Estado lança programa de parcelamento de débitos tributários

O Estado do Rio de Janeiro acaba de lançar o Programa Especial de Parcelamento de Créditos Tributários (PEP), que dá aos contribuintes a oportunidade de quitar dívidas relacionadas ao ICMS. Diante de um difícil cenário econômico provocado pela pandemia da Covid-19, em que as empresas tiveram limitações para estar em dia com o Fisco, o PEP-ICMS vem a ajudar nessa regularização. Ao mesmo tempo, o programa garante ao Estado do Rio uma recuperação mais rápida das receitas tributárias perdidas por causa da recessão econômica provocada pela pandemia.

Secretário de Estado de Fazenda, Guilherme Mercês ressalta que o PEP-ICMS será de fundamental importância para a regularização das empresas e a recuperação da arrecadação estadual. "O programa foi desenhado de forma a possibilitar que as empresas, combalidas pela crise da Covid-19, voltem para a base de arrecadação do estado, ampliando, assim, as possibilidades de arrecadação", afirma Mercês.

O programa, instituído pela Lei Complementar 189/20, foi regulamentado pelo Decreto 47.488/21 e publicado nesta quarta-feira (17/02) no Diário Oficial. Os descontos de juros e multas vão variar de 30% a 90% do valor devido, de acordo com o prazo de parcelamento escolhido – à vista ou em até 60 parcelas mensais. Quanto maior o número de prestações, menor o desconto. Poderão ser incluídos no programa os débitos tributários com fatos geradores ocorridos até 31 de agosto de 2020, em qualquer fase, desde os créditos não constituídos até aqueles já inscritos em Dívida Ativa. Leia a matéria na íntegra aqui.

Vice de interior participa de reunião com subsecretários de fazenda em Nova Iguaçu

Na última quarta-feira (10), o vice-presidente de interior do CRCRJ, Rafael Machado, participou de reunião em Nova Iguaçu com os subsecretários de Fazenda, Murilo Diniz e Fábio Pereira, para promover ações do conselho com os municípios da Baixada Fluminense. Participaram também do encontro o Delegado do CRCRJ em Nova Iguaçu, Jorge Miguel, e o presidente da Associação dos Contabilistas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (ASCOM-RJ), Evandro Gonçalves.

CRCRJ cria o Prêmio Contador Heraldo da Costa Reis - Qualidade na Informação Contábil e Fiscal do Setor Público

O Conselho Diretor do CRCRJ aprovou recentemente em plenária a criação do Prêmio Contador Heraldo da Costa Reis, através da Resolução CRCRJ Nº 565, que pretende destacar a Qualidade na Informação Contábil e Fiscal do Setor Público. O prêmio será entregue anualmente em reconhecimento ao profissional da contabilidade que atua na área pública.

De acordo com o Vice-presidente de Administração e Finanças do CRCRJ, Elias Martins, o prêmio foi desenvolvido pela Comissão da área Pública do CRCRJ, com o apoio do Diretor de Relações Institucionais Felipe Ribeiro e utilizará o ranking da qualidade da informação contábil e fiscal de iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional para reconhecer os profissionais da contabilidade e prefeituras que tenham cumprido todos os procedimentos e normas de transparência. Confira na íntegra aqui.

Live no Instagram do Fórum vai esclarecer dúvidas sobre o Imposto de Renda 2021

Junto com a abertura do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 - ano base 2020 - à Receita Federal, surgem também muitas dúvidas dos contribuintes. No dia primeiro de março, às 15h, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio realizará uma live em seu Instagram (@forumdesenv) com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), Samir Nehme. O foco é esclarecer as principais duvidas que surgem durante o preenchimento da declaração.

Além de presidir o CRCRJ, na gestão 2020/2021, Nehme é contador, empresário contábil, advogado e administrador de empresas. Samir também atua como vogal na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja).

O bate-papo mediado pela secretária-geral do Fórum, a jornalista Geiza Rocha, também servirá para orientar os cidadãos sobre a possibilidade de destinar parte do imposto devido ao fisco diretamente para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA) e do Idoso. A divulgação da contribuição do Imposto de Renda nas ações sociais dos municípios vem sendo trabalhada de forma conjunta entre o Fórum da Alerj e o CRCRJ, que promovem no dia 26 de fevereiro um workshop para os gestores públicos sobre o tema. Saiba mais aqui!

CRCRJ e CFC fazem reunião de alinhamento

O vice-presidente de Interior do CRCRJ, Rafael Machado e o Diretor de Relações Institucionais do CRCRJ, Felipe Ribeiro, receberam na sexta-feira (12/02), na sede do conselho, o conselheiro do CFC Mateus Calegari para debater assuntos de interesse da classe contábil.

Conselheira Ellen Mello participa de reunião com secretaria de Arraial do Cabo

No dia 10 de fevereiro a Conselheira Ellen Mello participou de reunião em Arraial do Cabo com o Secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos do município, Wagner Lima Vidal.

O encontro também contou com a participação da diretora da União dos Profissionais de Contabilidade do Interior do Estado do Rio de Janeiro (UNICON), Márcia Assis, da Coordenadora Administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, Laila Felizardo, e da contadora alocada na secretaria, Julia Terroso.

Conheça o APP do CRCRJ!

Quer ficar por dentro das principais notícias da área contábil e das oportunidades imperdíveis oferecidas pelo seu Conselho? Confira na loja de aplicativos do seu smartphone, faça o download do aplicativo do CRCRJ e não esqueça de ativar as notificações.


| Cursos EAD

Confira os cursos EAD do CRCRJ disponíveis: Clique aqui.


| Parcerias

Parceria com Senac RJ promove facilidades para capacitação dos profissionais da contabilidade

O Senac RJ, em parceria com o CRCRJ, está oferecendo desconto nos cursos técnicos e livres — nas modalidades presencial e aula em tempo real — para os Profissionais da Contabilidade registrados e em dia no CRCRJ.

A iniciativa reforça um dos objetivos do CRCRJ, o de promover uma educação profissional continuada de qualidade também em conjunto com instituições de grande renome. Os eixos disponíveis são: Administração e Gestão; Audiovisual; Design e Comunicação Visual; Eventos; Fotografia; Francês; Gastronomia; Inglês; Logística; Marketing Digital; TI e Informática e muitos outros.

Para participar do benefício, basta comprovar o registro e a regularidade no CRCRJ além das documentações comprobatórias divulgadas como pré-requisito na página de cada curso. Escolha o seu em www.rj.senac.br e aproveite esta chance de aumentar sua gama de conhecimentos em 2021.

IBET abre curso de pós-graduação em Direito Tributário para 2021.1

O Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) está com inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação em Direito Tributário, coordenado por Paulo Ayres Barreto, que é Doutor PUC/SP e Livre-docente USP. O curso terá início em março de 2021 e conta com desconto exclusivo de 20% para profissionais registrados e regulares no CRCRJ.

Para mais informações e inscrições, encaminhe e-mail para rio@ibet.com.br ou entre em contato pelos telefones (21) 3553-1441 / 99143-1711. Aproveite esta oportunidade para desenvolver a sua carreira!

Logotipo do CRCRJ

Coragem para Inovar

Logotipo do Instagram Logotipo do Facebook Logotipo do Youtube ícone de Portal

Rua Primeiro de Março, 33 - Centro, Rio de Janeiro/RJ - Cep: 20010-000
Tel.: (21) 2216-9595 / Fax.: (21) 2216-9696
E-mail: crcrj@crcrj.org.br

Esta é uma mensagem automática. Por favor, não responda este e-mail.
Para cancelar seu recebimento, clique aqui.