Caso tenha problemas para visualizar este e-mail, clique aqui e abra diretamente no seu navegador.

BOLETIM INFORMATIVO

| Notícias

Rio de Janeiro, 01 de março de 2021

Garanta sua anuidade 2021 até final de março e evite multas e juras

Durante todo o mês de março, contadores, técnicos em contabilidade e organizações contábeis poderão garantir a anuidade referente ao exercício de 2021 sem multas e juros.

É possível realizar o parcelamento com o CRCRJ, através do boleto bancário, em até 3 vezes, ou no cartão de crédito em até 18 vezes. Aproveite!

Faça já a simulação do pagamento ou confira os prazos e valores, acesse:

Para emitir sua guia:

Pessoa Física: aqui.

Pessoa Jurídica: aqui.

Nova edição da revista Valor Contábil traz indicadores de gestão atingidos por CRCRJ em 2020

Na edição 68 da revista Valor Contábil, a editoria Em Números traz os indicadores de gestão do CRCRJ que, em ano de pandemia, atingiu 73% das metas estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade(CFC). O destaque foi para a fiscalização, que alcançou o resultado de 194% no índice de realização de diligências.

Além disso, outros indicadores que superaram a meta foram a respeito do grau de satisfação do profissional da contabilidade — quase 10% acima da meta — e posicionamento sobre temas relevantes de interesse da classe contábil e da sociedade — que superou em seis vezes a meta. O desenvolvimento profissional também teve seu destaque mesmo em ano de pandemia: a participação dos profissionais em eventos de capacitação teve resultado quase 5 vezes maior que a meta com menos custo para o CRCRJ.

Confira a nova edição da revista Valor Contábil aqui.

CRCRJ realiza solenidade de entrega do Certificado Empresa Cidadã

O CRCRJ entregou, na noite de quinta-feira (25/02), o Certificado Empresa Cidadã para empresas de diversos segmentos. O projeto, que está na 18º edição, incentiva a elevação da qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais de instituições brasileiras de todos os portes, inclusive organizações sem fins lucrativos.

Para esta edição, 63 empresas de todas as regiões do país se inscreveram no processo, das quais 59 receberam o reconhecimento do CRCRJ, em parceria com a Firjan e a Fecomércio RJ. Recebe o Certificado Empresa Cidadã as entidades cujas informações socioambientais divulgadas alcançam o nível de qualidade exigido pelo regulamento da premiação. Já os profissionais da contabilidade dessas instituições, responsáveis pelas informações prestadas, recebem o Diploma de Mérito Contábil - Empresa Cidadã.

“Este projeto, que foi criado em 2001, foi ganhando cada vez mais peso dentro e fora do CRCRJ, atingindo organizações de todos os cantos do país, independentemente do porte ou segmento, e se tornou uma verdadeira chancela sobre a qualidade das informações contábeis e socioambientais prestadas. Sem dúvidas podemos dizer que o objetivo dos criadores da Certificação - incentivar a elevação da qualidade dessas informações - foi atingido”, ressaltou o presidente do CRCRJ, Samir Nehme.

O Vice-Presidente de Pesquisa e Estudos Técnicos do CRCRJ, Luiz Antônio Ochsendorf Leal, falou sobre a importância das empresas brasileiras investirem em responsabilidade social, ao mencionar que, oito dentre as empresas certificadas tiveram resultados significativos no índice Bovespa, o demonstra que a dedicação à responsabilidade social é um diferencial de destaque, que culmina na preferência dos consumidores.

Você pode encontrar a matéria na íntegra no nosso portal e conferir a transmissão completa no canal do Youtube do CRCRJ!

Acesse aqui todas as fotos da solenidade!

CRCRJ realiza solenidade de juramento profissional e entrega de certificados aos novos profissionais da contabilidade

Na tarde da última quarta-feira (25/02), o CRCRJ realizou a solenidade de juramento profissional e entrega de certificado aos novos profissionais da contabilidade. A cerimônia, ocorrida no auditório da Fecomércio, certificou 19 novos profissionais e contou com a presença de diversas autoridades.

Em sua fala, o vice-presidente de Registro Profissional, Ademilton Ferreira Dantas, parabenizou os profissionais e deu ainda o panorama de ações do CRCRJ em todo o estado, visando o atendimento prioritário aos profissionais da contabilidade nas repartições públicas.

“Esse certificado foi feito com muito carinho e é uma demonstração do reconhecimento do CRCRJ à conquista de vocês. Para que vocês possam expor na parede e se orgulhar do conhecimento que possuem” afirmou.

Paraninfa da solenidade, a presidente da FEDCONT RJ-ES-BA, Lygia Maria Sampaio, agradeceu a honra de participar da cerimônia e deu um conselho aos profissionais. “Não se descuidem da educação continuada. Com tantas novidades, o profissional precisa desenvolver novas habilidades, mas jamais seremos substituídos por robôs, eles serão ferramentas para impulsionar o nosso trabalho. Estamos vivenciando uma nova era e desejo a cada um de vocês um futuro brilhante. Contem sempre com as nossas entidades de classe”, destacou.

Estiveram presentes, também, na solenidade, o Presidente Samir Nehme, o Vice-presidente de Pesquisa e Estudos Técnicos, Luiz Ochsendorf Leal, a Vice-Presidente de Controle Interno do CFC, Vitoria Maria da Silva, o Diretor-geral do Senac Rio e conselheiro do CRCRJ, Sergio Ribeiro, o presidente da JUCERJA, Affonso d’Azincourt, o presidente do CRCDF, Daniel Fernandes, e o presidente do SESCON RJ, Renato Mansur.

Vencedores dos prêmios Contador Américo Matheus Florentino e Contador Geraldo de La Rocque de 2020 são agraciados

O auditório da Fecomércio recebeu, na última quinta-feira, 25/02, um evento muito especial para os profissionais e estudantes de Ciências Contábeis. A entrega dos prêmios Contador Américo Matheus Florentino e Contador Geraldo de La Rocque acontece anualmente e foi o primeiro em formato híbrido realizado pelo CRCRJ durante a pandemia. A solenidade teve como principal objetivo fazer a entrega das gratificações aos estudantes, profissionais e professores com trabalhos selecionados.

"Os prêmios Contador Geraldo de La Rocque e Contador Américo Matheus Florentino não são apenas uma forma de incentivar o desenvolvimento de pesquisas na área contábil, mas também, de valorizar a produção de conhecimento científico, especialmente porque conhecemos o contexto brasileiro, que não dedica a atenção que deveria à educação", discursou o presidente Samir Nehme durante a abertura do evento.

Através da premiação, o CRCRJ valoriza um dos seus principais pilares — a educação profissional continuada de qualidade. Por meio das premiações, lança um olhar atento àqueles que tem se destacado nas pesquisas da área contábil e recompensa os profissionais e estudantes que se esforçam para impulsioná-la.

"Eu sinto muita alegria de estar numa posição de vice-presidência dentro do Conselho sendo acadêmico. As últimas gestões estão muito empenhadas nesse sentido, e uma prova disso é essa cerimônia aqui hoje", discursou o Vice-Presidente de Pesquisa e Estudos Técnicos, Luiz Antônio Ochsendorf.

Você pode encontrar a matéria na íntegra no nosso portal e conferir a transmissão completa no canal do Youtube do CRCRJ! Em breve serão divulgadas nas nossas redes sociais as fotos de todos os vencedores.

Presidente do CRCRJ participa de evento de apresentação de ranking de competitividade dos municípios

Produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com o SEBRAE, o Ranking de Competitividade dos Municípios foi lançado em 2020 e apresentado, com foco no estado do Rio de Janeiro, em evento articulado pelo vereador Pedro Duarte, na manhã desta sexta-feira (26/02), no auditório da Fecomércio, que contou com a presença do Presidente do CRCRJ, Samir Nehme.

O estudo analisa a capacidade competitiva dos 405 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, com base em três dimensões, 12 pilares e 55 indicadores, fornecendo uma visão sistêmica da gestão pública municipal. Entre os municípios fluminenses, Niterói ocupa a melhor posição no ranking (29º), seguido pelo Rio de Janeiro (71º).

Em sua fala, o Presidente Samir destacou a urgente necessidade de simplificação tributária e redução das obrigações acessórias e pontuou o papel da Ciência Contábil no fortalecimento da administração pública e na melhoria do ambiente de negócios. Ele, ainda, complementou:

“Quando há dado, planejamento e análise, há resultado. E a Contabilidade é fundamental nesse sentido. Em termos de CRCRJ, nós temos colocado nosso time de professores, altamente capacitados, à disposição dos municípios, para aprimoramento do conhecimento técnico do corpo funcional das prefeituras, para que, cada vez mais, essas informações analisadas pelo ranking tenham mais qualidade”, declarou.

Saiba mais sobre o evento e o ranking na matéria completa em nosso portal.

Confira as principais novidades do IRPF 2021

Desde a última quinta-feira (25/02), estão disponíveis para download o programa e o aplicativo da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021, mesma data da publicação da IN 2010/2021 contendo todas as regras e o lançamento de um novo site sobre o tema. O período de entrega da declaração será desta segunda-feira, 01 de março, a 30 de abril de 2021.

Confira as principais novidades:

  • Obrigatoriedades: a novidade neste âmbito é a inclusão dos beneficiários do auxílio emergencial. Nesses casos, o recebimento de qualquer valor somado a outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$22.847,76, resulta em obrigatoriedade de entrega, e será gerado um DARF para devolução dos valores recebidos de auxílio emergencial, inclusive por dependentes.
  • Lotes de restituição: os prazos foram mantidos conforme o praticado em 2020: entre 31 de maio, para o primeiro lote, e 30 de setembro, para o quinto.
  • Declaração pré-preenchida: ampliação do acesso, que antes só se dava por certificado digital. Agora, o contribuinte deverá acessar gov.br com CPF e senha e duplo fator de autenticação para ter acesso a uma declaração contendo informações já prestadas à Receita por outras fontes, como DIRF, DMOB e DMED.

O formato estará disponível exclusivamente através do serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo e-CAC. A previsão de liberação é 25 de março. A novidade prevê, ainda, a possibilidade de recuperar informações dos dependentes mediante procuração (com certificado digital, ou seguindo modelo disponível no site da Receita Federal, após conferência e aprovação de documentos).

Leia a matéria na íntegra em nosso portal.

Aprovado Relatório da Comissão de Desenvolvimento Econômico com apoio do CRCRJ

Na última segunda-feira, 22/02, foi aprovado o Relatório da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Tributário e Finanças com 9 votos favoráveis e 3 contrários. O documento é composto a partir dos eixos de ajuste fiscal e desburocratização e teve o apoio de agentes da sociedade, em especial o CRCRJ, para a análise fiscal do município, que demonstrou burocracias excessivas no que diz respeito ao pagamento de tributos. Entre os principais pontos abordados, estão a simplificação do ambiente de negócios e organização de contas por meio de reformas estruturais. Confira o relatório na íntegra aqui.

Aprovado Relatório da Comissão de Desenvolvimento Econômico com apoio do CRCRJ

Acontece, na manhã desta terça-feira (23/02), a Reunião Geral do Fórum ALERJ 2021, momento de revisão dos resultados de 2020 e planejamento do novo ano. O evento online conta com a participação do Presidente do Fórum e da Alerj, Deputado André Ceciliano, do Presidente do CRCRJ, Samir Nehme, e de demais representantes de entidades da sociedade civil, como o Presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Jr., o Presidente da FIRJAN/RJ, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, e o Presidente do SESCON Rio de Janeiro, Renato Mansur.

Em sua fala, o Presidente Samir apresentou o CRCRJ e a importância estratégica da classe contábil fluminense, se colocando à disposição da sociedade: "nosso conhecimento é importante para a administração pública e privada. E, quando falamos sobre reforma e simplificação tributária, é preciso pensar em mecanismos e processos mais leves. Por ser o profissional da contabilidade o principal ator que administra essas rotinas, gostaríamos de ter participação na discussão e elaboração dessas demandas", pontuou.

Ele lembrou que a carga tributária para as empresas de todos os setores no Estado do Rio de Janeiro é muito alta, e que, com o Fundo de Combate à Pobreza, o Rio acumula 21% de ICMS em bases normais, o que é muito desigual em comparação a outros Estados, inclusive maiores, como São Paulo.

CRCRJ participa de reunião em Nova Iguaçu pela implantação do Alvará Automatizado

Nesta segunda-feira (22/02), o Delegado do CRCRJ em Nova Iguaçu, Jorge Miguel de Moura, participou de reunião com o Secretário de Economia e Finanças do município, Fabiano Muniz, para tratar sobre a implantação do alvará automatizado, com o objetivo de facilitar a abertura e a legalização de empresas.

Também estiveram presentes o assessor da presidência da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA), Delmir Custódio, o Subsecretário Executivo-Fazendário, Fábio Pereira, o subsecretário de planejamento, Murilo Diniz, e o Presidente da Associação dos Contabilistas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (ASCOM) e membro das Comissões de Escritórios Contábeis e de Entidades Sindicais e Associações do CRCRJ, Evandro Gonçalves.

São Gonçalo assina Termo de Adesão ao Alvará Automatizado após pleito do CRCRJ

O CRCRJ continua apoiando a Junta Comercial do Rio de Janeiro em busca de um melhor ambiente de negócios em todo o Estado! Na tarde desta segunda-feira (22/02), a Conselheira Manuella Rodrigues e a Delegada do CRCRJ em São Gonçalo, Claudete Klugel, acompanharam o Presidente da Jucerja, Affonso d' Anzicourt, em visita ao prefeito de São Gonçalo, Nelson dos Santos (Capitão Nelson), para assinatura do Termo de Adesão ao Alvará Automatizado.

O Presidente do SESCON RJ, Renato Mansur, o Chefe de Gabinete da Jucerja, Sergio Romay, os secretários municipais de Controle Interno, Thiago Felício, e de Desenvolvimento Econômico, Marcio Cerqueira, o Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Niterói (SINCON), Magno Pacheco, e a coordenadora do SEBRAE/RJ na região Leste Fluminense, Juliana Ventura, também participaram da reunião.

Revista Brasileira de Contabilidade divulga chamada de trabalhos sobre a convergência contábil no Brasil

O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) e o Grupo Assessor (GA) das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP) lançam uma chamada de trabalhos sobre o tema: “Experiências na convergência contábil no Brasil: por onde avançar?”. O objetivo é contribuir para a compreensão sobre o processo de implementação das NBC TSP nas organizações públicas do país, permitindo, assim, o compartilhamento de experiências e boas práticas, além do fomento à pesquisa sobre as dificuldades para a adoção do processo no Brasil.

O prazo para a submissão de artigos segue até maio de 2021, e a previsão para a publicação da edição especial da RBC é outubro deste ano. Para conhecer todas as regras de submissão, acesse aqui, e para saber mais sobre a Revista Brasileira de Contabilidade, confira no site do Conselho Federal de Contabilidade

CRCRJ participa de campanha Tributo à Criança em Cabo Frio

Na última terça-feira, 23/02, foi realizada, em Cabo Frio, a abertura da Campanha do projeto Tributo à Criança, uma iniciativa que tem como objetivo divulgar e conscientizar o contribuinte sobre a utilização do imposto de renda para doações voltadas para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Participaram da campanha a Conselheira do CRCRJ Ellen Mello, a Delegada do CRCRJ em Cabo Frio, Luciane Carvalho, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosimeire Winter, a presidente da ACIA, Patrícia Cardinot, a secretária do CMDCA, Betânia Batista e o Diretor Financeiro da OAB, Myke Oliveira Gomes.

Estiveram também presentes a Coordenadora Geral do SECRIA, Katia Macedo, a Superintendente de Políticas Públicas da SECRIA, Rafaela Mônica, a Assessora da SECRIA, Danielle de Oliveira, a Representante da Coordenação de Projetos da SECRIA Tamoios, Elzi Maria Rabelo, e a Coordenadora Geral do CMDCA, Simone Tavares.

Conheça o APP do CRCRJ!

Quer ficar por dentro das principais notícias da área contábil e das oportunidades imperdíveis oferecidas pelo seu Conselho? Confira na loja de aplicativos do seu smartphone, faça o download do aplicativo do CRCRJ e não esqueça de ativar as notificações


| Cursos EAD

Agenda aberta para os cursos de março do CRCRJ

Com temáticas variadas pensadas especialmente para você, os cursos ead do CRCRJ são uma oportunidade para turbinar o currículo e estar um passo à frente de assuntos atuais no mercado contábil. Neste mês, estão incluídos temas sobre departamento de pessoal, ICMS, capacitação em contabilidade fiscal, excel avançado e muito mais. Confira datas, horários e ementas e faça sua inscrição! Clique aqui.


| Parcerias

Parceria com Senac RJ promove facilidades para capacitação dos profissionais da contabilidade

O Senac RJ, em parceria com o CRCRJ, está oferecendo desconto nos cursos técnicos e livres — nas modalidades presencial e aula em tempo real — para os Profissionais da Contabilidade registrados e em dia no CRCRJ.

A iniciativa reforça um dos objetivos do CRCRJ, o de promover uma educação profissional continuada de qualidade também em conjunto com instituições de grande renome. Os eixos disponíveis são: Administração e Gestão; Audiovisual; Design e Comunicação Visual; Eventos; Fotografia; Francês; Gastronomia; Inglês; Logística; Marketing Digital; TI e Informática e muitos outros.

Para participar do benefício, basta comprovar o registro e a regularidade no CRCRJ além das documentações comprobatórias divulgadas como pré-requisito na página de cada curso. Escolha o seu em www.rj.senac.br e aproveite esta chance de aumentar sua gama de conhecimentos em 2021.

Logotipo do CRCRJ

Coragem para Inovar

Logotipo do Instagram Logotipo do Facebook Logotipo do Youtube ícone de Portal

Rua Primeiro de Março, 33 - Centro, Rio de Janeiro/RJ - Cep: 20010-000
Tel.: (21) 2216-9595 / Fax.: (21) 2216-9696
E-mail: crcrj@crcrj.org.br

Esta é uma mensagem automática. Por favor, não responda este e-mail.
Para cancelar seu recebimento, clique aqui.