Caso tenha problemas para visualizar este e-mail, clique aqui e abra diretamente no seu navegador.

BOLETIM INFORMATIVO

| Notícias

Rio de Janeiro, 12 de abril de 2021

Receita Federal adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda para 31 de maio

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 12 de abril de 2021, a Instrução Normativa RFB nº 2.020, de 9 de abril de 2021 que alterou o prazo final de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Física referente ao exercício 2021, ano calendário, 2020, do dia 30 de abril para o dia 31 de maio de 2021.

Em razão do adiamento, o cidadão que deseje pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas. Confira mais informações aqui.

Anuidade 2021: Aproveite a prorrogação do prazo para pagamento

No dia 24/03, o Presidente do CRCRJ, Samir Nehme, enviou ofício ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) solicitando ampliação do prazo de pagamento da anuidade 2021. O CFC aceitou a sugestão e o novo prazo limite é 31 de maio.

É possível realizar o parcelamento com o CRCRJ, através do boleto bancário, em até 3 vezes, ou no cartão de crédito em até 18 vezes. Aproveite!

Faça já a simulação do pagamento ou confira os prazos e valores, acesse:

Para emitir sua guia:

Pessoa Física: aqui.

Pessoa Jurídica: aqui.

Governo Estadual amplia para 180 dias prazo de regularização de obrigações acessórias

Na última quinta-feira (08/04), foi sancionada a Lei nº 9.160, que amplia por até 180 dias o prazo para a entrega de obrigações e suspende penalidades em casos de atrasos no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. A medida é válida para:

Escrituração Fiscal Digital ICMS/IPI (EFD ICMS/IPI); GIA ST; DeSTDA; DECLAM-IPM, DUB ICMS, DEVEC e entrega de arquivos em meio óptico (Convênio ICMS 115/03).

Será concedido aos contribuintes que não entregaram ou não cumpriram requisitos referentes às obrigações acessórias o prazo de até 180 dias para a regularização, sem penalidades. Estão excluídas as operações de trânsito, fiscalização presencial e emissão dos documentos fiscais NFe, CTe, MDFe e NFCe.

Prefeitura do Rio atualiza sistema para emissão de Alvará e prioriza inserção do CNAE

Um entrave para o processo de abertura de empresas na prefeitura do Rio era a adoção do CAE (Cadastro de Atividade Econômica), que se diferencia dos já conhecidos e amplamente utilizados códigos do CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas), obrigando os profissionais da contabilidade ao retrabalho de buscar correspondência, que, em alguns casos, era falha. Esta semana, o sistema para emissão de Alvará da prefeitura foi atualizado, com uma inversão de ordem na pesquisa das atividades. Agora, é preciso inserir o código CNAE e, em seguida, fazer a correlação com o CAE.

"É uma mudança simples, mas que representa um grande avanço e um ganho muito importante de tempo", afirma o Presidente do CRCRJ, Samir Nehme. "O CRCRJ vinha insistindo nessa alteração com a prefeitura, por ser uma demanda da categoria. Em abril de 2020, quando ainda era pré-candidato à prefeitura do Rio, Eduardo Paes foi o convidado da LIVE CRCRJ e pautamos esse tema. Em reuniões com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Chicão Bulhões, fizemos a exposição dessa necessidade. E, em recente talk com SEBRAE para discutir a desburocratização na cidade do Rio, voltamos a dar luz a esse tema. Ficamos contentes em perceber que fomos ouvidos", comemora o Presidente.

Data de entrega da RAIS é prorrogada para 30 de abril

O prazo para a entrega da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2020, por meio dos aplicativos GDRAIS e GDRAIS genérico, foi prorrogado para o dia 30 de abril de 2021. O documento fornece informações para o pagamento do abono salarial. A obrigação acessória também contribui para a realização de pesquisas e para construção de projeções e de estatísticas.

Uma das novidades da Rais ano-base 2020 é o bloqueio dos programas GDRAIS e GDRAIS genérico para as empresas que estão obrigadas a enviar os eventos periódicos ao eSocial (grupos 1 e 2). Para essas empresas, o envio e a correção de informações deverá ser feita, necessariamente, pelo eSocial.

Receita Federal disponibiliza processo digital para empresas que tiveram opção pelo Simples Nacional indeferida

Na última quarta-feira (07/04), a Receita Federal divulgou em seu portal mais uma facilidade digital para os contribuintes. Agora, contribuintes que desejarem protocolar a impugnação ao termo do indeferimento à opção pelo Simples Nacional podem apresentar defesa diretamente pelo Portal e-CAC.

Mas, atenção: em casos que o indeferimento tenha sido promovido pelo Estado, Distrito Federal ou Município, o protocolo deve ser realizado na respectiva administração tributária que apontou as irregularidades. Clique aqui e confira o passo a passo

Participe da Campanha Imposto Solidário do CRCRJ

Através de seu Programa de Voluntariado (PVCC/RJ), o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), vem promovendo a campanha Imposto Solidário, para incentivar as doações a Projetos Sociais. É importante lembrar que não só as pessoas físicas podem realizar doações, mas também as pessoas jurídicas tributadas com base no Lucro Real. Elas poderão deduzir o Imposto de Renda devido em cada período de apuração!

Com essa destinação, instituições de muita relevância conseguem recursos para beneficiar mais pessoas, como por exemplo a Academia de Futebol Pérolas Negra, com um impacto social para mais de 1.400 crianças e jovens de comunidades no Rio, Niterói, Baixada Fluminense e Resende. Saiba mais sobre a campanha e sobre a instituição aqui e faça parte desta campanha!

Está no ar a Edição nº 69 da revista Valor Contábil. Confira!

Já está disponível a nova edição da Valor Contábil, a revista do CRCRJ. A edição de nº 69 traz o artigo "Empreender Contábil: um novo papel em um mercado competitivo, tecnológico e dinâmico", do presidente da Domingues e Pinho Contadores e conselheiro suplente do CRCRJ, Manuel Domingues e Pinho.

Nele, é abordado o papel do contador na consultoria e apoio na tomada de decisões dos negócios, além dos desafios do cenário atual.

Confira a edição na íntegra aqui!

Edital aberto para credenciamento de professores do CRCRJ

O CRCRJ está com edital aberto para o credenciamento de pessoas jurídicas e físicas para ministrar cursos voltados aos interesses e às necessidades da classe contábil. Baseado no Programa de Educação Profissional Continuada do CRCRJ, os cursos são uma oportunidade de capacitação contínua em prol dos profissionais da contabilidade fluminenses. Para mais informações sobre o edital, clique aqui.

Conheça o APP do CRCRJ!

Quer ficar por dentro das principais notícias da área contábil e das oportunidades imperdíveis oferecidas pelo seu Conselho? Confira na loja de aplicativos do seu smartphone, faça o download do aplicativo do CRCRJ e não esqueça de ativar as notificações


| Agenda de Eventos

IRPF
13/04/2021 às 16h >> Evento online >> Página da Transmissão

Debate sobre Auditoria em Condomínios
13/04/2021 às 19h >> Evento online >> Página da Transmissão

Conexão Jovem RJ x AM
13/04/2021 às 19h >> Evento online >> Página da Transmissão


| Cursos EAD

Agenda aberta para os cursos do CRCRJ

Confira a relação e faça sua inscrição! Clique aqui.


| Parcerias

Parceria com Senac RJ promove facilidades para capacitação dos profissionais da contabilidade

O Senac RJ, em parceria com o CRCRJ, está oferecendo desconto nos cursos técnicos e livres — nas modalidades presencial e aula em tempo real — para os Profissionais da Contabilidade registrados e em dia no CRCRJ.

A iniciativa reforça um dos objetivos do CRCRJ, o de promover uma educação profissional continuada de qualidade também em conjunto com instituições de grande renome. Os eixos disponíveis são: Administração e Gestão; Audiovisual; Design e Comunicação Visual; Eventos; Fotografia; Francês; Gastronomia; Inglês; Logística; Marketing Digital; TI e Informática e muitos outros.

Para participar do benefício, basta comprovar o registro e a regularidade no CRCRJ além das documentações comprobatórias divulgadas como pré-requisito na página de cada curso. Escolha o seu em www.rj.senac.br e aproveite esta chance de aumentar sua gama de conhecimentos em 2021.

Logotipo do CRCRJ

Coragem para Inovar

Logotipo do Instagram Logotipo do Facebook Logotipo do Youtube ícone de Portal

Rua Primeiro de Março, 33 - Centro, Rio de Janeiro/RJ - Cep: 20010-000
Tel.: (21) 2216-9595 / Fax.: (21) 2216-9696
E-mail: crcrj@crcrj.org.br

Esta é uma mensagem automática. Por favor, não responda este e-mail.
Para cancelar seu recebimento, clique aqui.