Caso tenha problemas para visualizar este e-mail, clique aqui e abra diretamente no seu navegador.

BOLETIM INFORMATIVO

| Notícias

Rio de Janeiro, 31 de maio de 2021

Anuidade 2021: última chance para realizar pagamento em dia

Encerra nesta segunda-feira (31/05) o prazo de pagamento da anuidade 2021. É possível realizar o parcelamento com o CRCRJ, através do boleto bancário, em até 3 vezes, ou no cartão de crédito em até 18 vezes. Aproveite! Faça já a simulação do pagamento ou confira os prazos e valores. Emita sua guia:

Pessoa Física: aqui.

Pessoa Jurídica: aqui.

Fecomércio e CRCRJ alertam empresariado sobre riscos de ser assessorado por leigos

A Fecomércio RJ, em parceria com o CRCRJ, lançou uma campanha com o objetivo de alertar o setor empresarial fluminense sobre a importância de ser assessorado por profissionais da contabilidade devidamente registrados e habilitados.

“No Brasil, país com grande número de obrigações acessórias e tributárias, as atividades contábeis e fiscais demandam muita atenção e presteza, justamente porque, quando executadas incorretamente, podem gerar altas multas aos negócios”, afirma o Presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Jr.

A campanha orienta os empresários a checarem se prestadores de serviços contábeis estão com o registro em dia com o Conselho, cuja obrigatoriedade é regulamentada por lei (Decreto-Lei nº 9.295/46). Para fazer a verificação, é necessário acessar o site do CRCRJ (bit.ly/ConsultaCRCRJ) e buscar pelo nome do profissional ou do escritório contábil, CPF ou CNPJ, para confirmar se estão registrados.

Para Samir Nehme, presidente do CRCRJ, as funções desempenhadas pelo profissional da contabilidade para a manutenção e evolução dos negócios exigem muita responsabilidade, por isso é imprescindível que esses profissionais estejam em situação legal com o conselho, onde passam por fiscalização e recebem capacitação constante.

“Uma boa contabilidade impacta muito positivamente a geração de riqueza e a gestão do negócio. Essa campanha terá como resultado a valorização do profissional que atua de forma legal. Esse é nosso maior objetivo!”, celebra Nehme.

Acesse as redes sociais e o site da Fecomércio e ajude na disseminação dessa mensagem!

CRCRJ divulga cartilha eleitoral de 2021

A cada dois anos, o CRCRJ elege um novo quadro de Conselheiros para compor a plenária da entidade. Este ano, a eleição será para renovação de ⅔ do plenário. Para elucidar como funciona o pleito, a gestão, o papel do Conselho Diretor e dos conselheiros do CRCRJ, além da importância dos votos, disponibilizamos uma cartilha eleitoral. Clique aqui para conferir.

Encerra hoje prazo para obter condições especiais para ficar em dia com o CRCRJ

Você sabia que os profissionais e organizações contábeis podem aderir ao Regime de Parcelamento de Débitos de Anuidades e Multas (Redam) para regularizar a sua situação no CRCs? Poderão ser pagos os débitos vencidos até 31 de dezembro do ano passado, incluindo o saldo remanescente de parcelamentos anteriores, com desconto de 100% sobre multa de mora e juros.

É possível emitir o boleto para a adesão direto no site e o pagamento pode ser realizado à vista ou em até 18 vezes no cartão de crédito! aqui, fique em dia com o seu Conselho e aproveite todos os benefícios!😉

São Pedro da Aldeia aprova atendimento preferencial aos profissionais registrados no CRCRJ

O prefeito de São Pedro da Aldeia homologou duas leis em benefício da classe contábil local: a Lei nº 2.935, de 19 de maio de 2021, que dispõe sobre o atendimento preferencial aos profissionais da contabilidade no âmbito das repartições públicas do município; e a Lei nº2.934, de 19 de maio de 2021, que inclui no calendário de datas comemorativas o dia municipal do profissional da contabilidade (25 de abril) e o dia do contador (22 de setembro).

A Lei nº 2.935 garante aos profissionais registrados e regulares no CRCRJ, atendimento preferencial, prioritário e diferenciado no exercício da profissão.

“Essa é uma demonstração de como estamos avançando na região dos lagos. Após Búzios, agora também temos essa lei extremamente importante homologada em São Pedro da Aldeia. Além de ser um reconhecimento à categoria, a garantia de atendimento prioritário é uma forma de aprimorar o trabalho do profissional da contabilidade. Agradecemos e parabenizamos a câmara municipal e a prefeitura de São Pedro da Aldeia por esse avanço”, declara o Presidente do CRCRJ, Samir Nehme.

2º Seminário de BPO Financeiro acontece em Cabo Frio

A segunda edição do Seminário de BPO Financeiro e Tecnologia Contábil aconteceu de forma híbrida em Cabo Frio no dia 25/05. A programação contou com três palestras e um talk show e, a abertura, com participações de autoridades da prefeitura e da classe contábil.

O Vice-Presidente de Interior do CRCRJ, Rafael Machado, também coordenador da Comissão Jovem, falou sobre a inovação em criar a primeira Comissão de BPO Financeiro do país: “Quando entramos como Conselheiros, em 2020, víamos um potencial de mercado para o profissional da contabilidade ainda não explorado. Por isso, criamos a única comissão sobre essa temática no país. O intuito é alertar para essa importância”, afirmou.

A Secretária de Fazenda de Cabo Frio, Daniela Mendes, fez uma fala sobre a parceria com a classe contábil local, dizendo que a prefeitura traçou como objetivo melhorar o atendimento e tirar o conselho de contribuintes do papel. Ela se colocou à disposição e disse estar sempre aberta ao diálogo para as necessidades da categoria.

Leia aqui a matéria e se você quiser assistir na íntegra, está disponível na TV CRCRJ.

Inscrições abertas para atuar na análise da prestação de contas eleitorais

Por meio do Termo de Cooperação nº 9/2020, entre o CRCRJ e Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), estamos com inscrições abertas para profissional interessado em prestar auxílio na análise da prestação das contas eleitorais relativas ao último pleito eleitoral. O trabalho não é remunerado, mas concede certificado aos participantes.Os interessados devem acessar este link para fazer a inscrição. Nos ajude a mostrar a importância da atuação contábil para as eleições.

CRCMG oferece Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica Prof. Antônio Lopes de Sá

O CRCMG está com inscrições abertas para a edição 2021 do Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica Prof. Antônio Lopes de Sá, um projeto com objetivo de incentivar, estimular e disseminar a produção de pesquisas na área das ciências contábeis nos âmbitos nacional e internacional.

As inscrições vão até a próxima segunda-feira, 31 de maio, de acordo com o Edital de Concurso n.º 001/2021, disponível este link

A premiação ocorrerá de forma totalmente online durante a XIII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais no dia 23 de setembro de 2021.

Confira as regras para os cursos EAD ao vivo do CRCRJ

Durante a pandemia, o CRCRJ repensou a capacitação promovida aos profissionais e estudantes. Com formato EAD ao vivo, os cursos do CRCRJ têm total interatividade entre aluno e professor. Além de gratuitas, as capacitações são oferecidas aos profissionais registrados e em dia com o CRCRJ e aos estudantes de Ciências Contábeis cadastrados.

As aulas são realizadas pelo Meet ou pelo Zoom, na modalidade ao vivo, e não ficam gravadas para assistir posteriormente. Por isso, é necessário se programar para assistir às aulas no curso que você se inscreve. Como as vagas são limitadas, aconselhamos que o aluno faça o cancelamento da candidatura, caso não consiga participar, para que a oportunidade seja aberta para novos inscritos. Para realizá-lo, basta acessar o site do CRCRJ em crc.org.br, sem ser necessário enviar um e-mail para o cancelamento.

O link de acesso ao curso é disponibilizado com até um dia de antecedência por meio do comprovante de inscrição, também no site do CRCRJ. Não é necessário mandar e-mail solicitando o link, basta verificar em seu comprovante de inscrição. Para a aula, fique atento:

  • O acesso a sala virtual será permitido com 15 (quinze) minutos de antecedência do início do curso (videoconferência) e será encerrado após 30 minutos do início da aula, exceto para os participantes que já tenham ingressado na videoconferência e por motivos alheios a sua vontade tenha perdido a conexão.
  • Para a segurança dos que estão na sala virtual de aula, terá acesso ao curso o inscrito devidamente identificado através do seu nome e sobrenome. A quem não se identificar da forma prevista será negado o acesso ao curso.
  • No caso de utilização de contas de e-mail, antes de pedir permissão, deverá alterar a configuração para nome e sobrenome;
  • Não será permitido o acesso com “identidade” de contas eletrônicas de pessoa jurídica, apelidos, ou nomes de marcas e versões de celulares; e não será permitida a duplicidade de acesso, de modo que o mesmo participante acesse, ao mesmo tempo, por meio de lap top e celular."

Quanto aos certificados, o participante só receberá se obtiver a frequência mínima de comparecimento no curso, que é de 75%. Nos casos de certificado para o cumprimento do Programa de Educação Continuada, é necessário participar de avaliação e também obter 75% de aquisição de conteúdo.

Os nossos canais de atendimento e redes sociais estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas.

Confira a resolução nº. 554/2020, que regulamenta a participação em cursos de atualização profissional realizados pelo CRCRJ de forma online.

Após aproximação com prefeituras, delegacias conquistam 9 leis no primeiro trimestre

Para o ano de 2021, o CRCRJ tem um projeto importante envolvendo as Delegacias: realizar aproximação com as municipalidades e apresentar uma pauta institucional em busca de prerrogativas para a Classe Contábil de todo o Estado do Rio de Janeiro.

A Contadora foi aprovada em concurso público e iniciou sua carreira no CRCRJ em 2001. Com recém completados 20 anos de casa, chegou à Chefia do Departamento de Fiscalização, uma das mais relevantes e desafiadoras áreas do Conselho. Em entrevista, Virna fala sobre sua trajetória na contabilidade, na dança e como ela foi essencial como válvula de escape.

Confira os resultados desse projeto na editoria "Em Números", da edição 70 da Revista Valor Contábil aqui!

Edital aberto para credenciamento de professores do CRCRJ

O CRCRJ está com edital aberto para o credenciamento de pessoas jurídicas e físicas para ministrar cursos voltados aos interesses e às necessidades da classe contábil. Baseado no Programa de Educação Profissional Continuada do CRCRJ, os cursos são uma oportunidade de capacitação contínua em prol dos profissionais da contabilidade fluminenses. Para mais informações sobre o edital, clique aqui.


| Agenda de Eventos

I Jornada Internacional da Contabilidade do CRCRJ
31/05 e 01/06/21 às 14h >> Evento online >> Página da Transmissão

Live “Como Gerenciar as Tarefas com Tecnologia - Parte 5”
02/06/2021 às 16h >> Evento online >> Página da Transmissão

Live “e-Social para Grupo 3 e FGTS Digital”
11/06/2021 às 16h >> Evento online >> Página da Transmissão

Super Terça Trabalhista
15/06/2021 às 14h30 >> Evento online >> Página da Transmissão

Live “Princípios de Arbitragem e Arbitragem Técnica”
17/06/2021 às 17h >> Evento online >> Página da Transmissão


| Cursos EAD

Agenda aberta para os cursos do CRCRJ

Confira a relação e faça sua inscrição! Clique aqui.


| Parcerias

Inscrições abertas para o curso gratuito FiscalizaRJá

O curso FiscalizaRJá está com inscrições abertas até o dia 04 de junho e será realizado de forma totalmente online. Com 100 vagas disponibilizadas, o FiscalizaRJá visa capacitar os cidadãos a supervisionarem as ações dos governos.

O conteúdo do curso engloba oito aulas teóricas e práticas com disciplinas de Administração, Licitações e Contratos, Cidadania e Controle Social, Orçamento e Transparência Pública. Inscreva-se aqui!

Pesquisa aborda impacto da pandemia sobre as atividades dos escritórios de contabilidade: participe!

Uma pesquisa sobre o impacto da pandemia de Covid-19 sobre as atividades nos escritórios de contabilidade do Estado do Rio de Janeiro está sendo realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCC-UFRJ). O objetivo é analisar as percepções dos contabilistas que são sócios de escritórios de contabilidade durante a pandemia no Estado Fluminense.

A participação é voluntária, basta responder o questionário com duração estimada de 15 minutos, uma maneira de cooperar com o desenvolvimento da pesquisa. Clique aqui! e contribua!

Pesquisa busca voluntários para responder questionário sobre novo código de ética dos profissionais da contabilidade

Um Trabalho de Conclusão de Curso pelo curso de Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Faculdade de São Paulo (FEA-USP), com título "UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE QUANTO À ÉTICA PROFISSIONAL, SOB A ÓTICA DO NOVO CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE", está convocando profissionais para participar de um questionário com intuito da obtenção de resultados com base na coleta de dados.

O objetivo dessa pesquisa é verificar o grau de percepção dos profissionais da contabilidade quanto ao novo Código de Ética dos Profissionais de Contabilidade (CEPC), como condutor das atividades profissionais, bem como a sua contribuição para as boas práticas de ética no ambiente de trabalho. A participação é voluntária e pode ser feita através deste link para responder o questionário.

Logotipo do CRCRJ

Coragem para Inovar

Logotipo do Instagram Logotipo do Facebook Logotipo do Youtube ícone de Portal

Rua Primeiro de Março, 33 - Centro, Rio de Janeiro/RJ - Cep: 20010-000
Tel.: (21) 2216-9595 / Fax.: (21) 2216-9696
E-mail: crcrj@crcrj.org.br

Esta é uma mensagem automática. Por favor, não responda este e-mail.
Para cancelar seu recebimento, clique aqui.