Caso tenha problemas para visualizar este e-mail, clique aqui e abra diretamente no seu navegador.

BOLETIM INFORMATIVO

| Notícias

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2021

Receita Federal: destinação diretamente na declaração do Imposto de Renda cresce 175% no Estado do Rio de Janeiro

A Receita Federal divulgou, na última semana, o resultado da destinação de IR aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente no Estado do Rio: um aumento de 175% em comparação a 2020, totalizando mais de R$8 milhões destinados.

O CRCRJ se mobilizou muito este ano para aumentar a adesão, conscientes do papel do profissional da contabilidade no incentivo aos seus clientes em apoiar essa medida de solidariedade, especialmente no contexto de pandemia. Através de seu subprograma específico para essa finalidade, o PVCC/RJ vem, há anos, trabalhando de modo a aumentar essa destinação.

Prova dos resultados positivos foi o também aumento, em 145%, no número total de contribuintes que fizeram a destinação em suas declarações: 8.048 pessoas em 2021, enquanto, em 2020, foram 3.287. Clique aqui e saiba mais.

Publicado Edital de Convocação de Chapas para Eleições CRCRJ 2021

Foi publicado, nesta segunda-feira (12/07), no Diário Oficial da União, o Edital de Convocação para Registro de Chapa para concorrer às Eleições CRCRJ 2021, que renovarão 2/3 (dois terços) do Plenário e acontecerão nos dias 23 e 24 de novembro de 2021.

O prazo para registro das chapas é entre 23 de julho e 02 de agosto e elas deverão ser constituídas por 16 membros efetivos, sendo contadores e/ou técnicos em contabilidade, e 16 membros suplentes, com mandato de 4 anos, com início em 1º de janeiro de 2022 e término em 31 de dezembro de 2025, de acordo com o disposto nas instruções aprovadas pela Resolução CFC n.º 1.604/2020 e pelo Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade. Neste ano também ocorrerá eleição de um Conselheiro suplente, com mandato complementar de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2023.

Confira a publicação na íntegra neste link.

Alterado cronograma de implantação do eSocial para grupo 4

Publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (02/07), a Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 71, altera o cronograma de implantação do eSocial para o grupo 4 (entes públicos integrantes do "Grupo 1 - Administração Pública" e as organizações internacionais e instituições integrantes do "Grupo 5 - Organizações Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais", ambos do Anexo V da Instrução Normativa RFB nº 1.863, de 2018). A primeira fase, que teria início no dia 08/07, foi adiada para o dia 21. Confira as alterações:

  • A 1ª fase de implantação para este grupo, referente aos eventos de tabelas, inicia às 8h do dia 21/07/2021, com prazo final em 22/04/2022
  • A 2ª fase, referente aos eventos não periódicos, iniciará em 22/11/2021
  • A 3ª fase, referente aos eventos periódicos, a partir das 8h do dia 22/04/2022
  • A 4ª fase, referente aos eventos de SST, a partir das 8h do dia 11/07/2022

Clique aqui e leia na íntegra.

CFC envia ofício para a Receita Federal solicitando a prorrogação para a entrega da ECF e também comunica dificuldades com o SicalcWeb

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) enviou um ofício, na última quinta-feira (8), para a Receita Federal do Brasil (RFB) solicitando a prorrogação do prazo de transmissão da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) até o dia 30 de setembro. Segundo o texto, os efeitos da pandemia da Covid-19, que ainda perduram, refletem no pronto cumprimento das obrigações acessórias pelos contadores. O documento ainda destaca que a data de entrega da ECF e da Escrituração Contábil Digital (ECD) é o dia 30 de julho, o que pode gerar sobrecarga dos sistemas da RFB.

No ofício, também é pontuada a publicação da Instrução Normativa RFB nº 2023, de 23 de abril de 2021. O documento prorrogou a data de entrega da ECD – ano-calendário 2020 – para o último dia útil do mês de julho de 2021. Esse novo prazo é o mesmo a ser cumprido para a transmissão da ECF. O texto ainda traz um alerta: “para a entrega ECF, é necessário primeiramente, enviar a ECD para, posteriormente, importar os arquivos que gerarão a ECF”, informa o ofício.

Confira a matéria na íntegra neste link e o ofício aqui.

Confira a edição 71 da revista Valor Contábil

E a matéria de capa traz todas as orientações sobre o incentivo à autorregularização por parte da Receita. Atenção aos prazos: 12 de julho para retificação da ECF e 25 de julho para operação fonte não pagadora. A publicação traz detalhes importantes para que você, profissional da contabilidade, se antecipe e oriente seus clientes corretamente.

Nesta edição você também encontra uma entrevista com Nelson Rocha, novo Secretário de Fazenda do Estado do Rio, Informe sobre eSocial, sobre instabilidades, adiamentos e novo cronograma área pública, cobertura do lançamento da Sala do Contado e muito mais! Confira a revista na íntegra aqui!

CRCRJ e CRCES realizam reunião com RFB sobre malha fiscal PJ

Em um movimento inovador, CRCRJ e CRCES realizaram reunião com a 7ª Região Fiscal da Receita Federal para orientar os profissionais da contabilidade acerca de Malha Fiscal de Pessoas Jurídicas. O evento, que aconteceu na última segunda-feira (05/07), teve inscrições limitadas e foi exibido ao vivo pelos canais TV CRCRJ e TVCRCES, com participações do Presidente do CRCRJ, Samir Nehme, da Presidente do CRCES, Carla Tasso, do Superintendente da 7ª Região Fiscal da RFB, Flávio José Passos Coelho, e do Coordenador-Geral de Fiscalização da RFB, Altemir Linhares de Melo. No centro do debate, o foco da Receita em ações de conformidade fiscal e autorregularização, com explicações acerca de duas ações: operação fonte não pagadora e malha fiscal PJ ECF zerada.

O Presidente Samir Nehme pontuou que essa aproximação é benéfica, por trazer melhoria para o ambiente regulatório, com foco nos contribuintes. “Dar a oportunidade de o contribuinte buscar a regularidade sem ser penalizado é do interesse de todos. Esse movimento será benéfico para a sociedade como um todo, prestigiando o profissional da contabilidade que trabalha de maneira correta”, disse.

As explicações técnicas foram passadas pelo Auditor Fiscal da RFB Juliano Gama, que corroborou o que foi dito pelo Presidente Samir, ressaltando que em muitos casos, as penalidades das empresas acabavam recaindo sobre os profissionais da contabilidade. Assista a reunião na íntegra neste link e leia a matéria de capa da Revista Valor Contábil para saber mais sobre o tema: bit.ly/ValorContabil71

Receita Federal conclui envio dos comunicados do Pronampe

A Receita Federal concluiu, na terça-feira, 06/07, o envio dos comunicados a cerca de 5,3 milhões de empresas que têm direito ao crédito relativo ao Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Empresas de Pequeno Porte), para aproximadamente 4,3 milhões de ME e EPP optantes pelo Simples Nacional e 1 milhão de ME e EPP não optantes pelo regime. Confira aqui a nota na íntegra.

Autoatendimento CRCRJ: conheça o novo serviço pelo WhatsApp

O CRCRJ valoriza a inovação tecnológica para se aproximar cada vez mais dos profissionais da contabilidade e, pensando nisso, foi lançado o serviço de autoatendimento pelo WhatsApp.

Com ele, você pode tirar todas as principais dúvidas de acordo com o setor interessado de forma rápida e segura. Salve o número na agenda para entrar em contato: (21) 96564-0134

Redam: prazo para quitar débitos com o CRCRJ sem multa e juros encerra este mês

No dia 31 de julho encerra o prazo de adesão ao Redam, programa especial criado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para quitação de débitos junto aos Conselhos Regionais de Contabilidade.

O programa prevê a possibilidade de quitação dos débitos vencidos até 31 de dezembro de 2020, incluindo o saldo remanescente de parcelamentos anteriores, com desconto de 100% sobre multa de mora e juros.

É possível emitir o boleto para a adesão direto no site e o pagamento pode ser realizado à vista ou em até 18 vezes no cartão de crédito! Clique aqui, fique em dia com o seu Conselho e aproveite todos os benefícios.

Fedcont e Sindicont-Rio assinam convênio para ofertar condições especiais de planos de saúde aos profissionais da contabilidade

Para oferecer um bom plano de saúde e bem-estar aos profissionais da contabilidade, sobretudo em um contexto de pandemia, a Federação dos Contabilistas (FEDCONT RJ/ES/BA) e o Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro (Sindicont-Rio) firmaram convênio com a administradora de benefícios SuperMed, com apoio institucional do CRCRJ.

O plano de saúde é sem carência e possui valores acessíveis aos profissionais da contabilidade. Para informações e adesão, entre em contato diretamente com a FEDCONT RJ/ES/BA e Sindicont-Rio, através dos contatos listados abaixo:

FEDCONT RJ/ES/BA - (21) 2220-4358 / fedcont@fedcont.org.br
Sindicont-Rio - (21) 2224-2281 / sindicont-rio@sindicont-rio.org.br
Clique aqui para saber mais.

CRCRJ reabre espaços compartilhados para profissionais. Saiba como agendar!

O CRCRJ está reabrindo as portas do Espaço Compartilhado do Profissional da Contabilidade, que tem o objetivo de proporcionar um ambiente de conforto e estações de trabalho para reuniões com clientes do Centro da cidade, do Centro de Memória e História da Contabilidade, que possui diversos materiais históricos importantes sobre a classe, e da Biblioteca Ivo Malhães de Oliveira, que tem um acervo bibliográfico de referência com mais de 4.500 títulos entre livros, apostilas, periódicos, teses/dissertações.

Serão seguidos todos os protocolos sanitários e medidas de segurança necessários para a preservação da saúde dos colaboradores, profissionais e de seus clientes.

Para acessar os espaços, é necessário fazer um agendamento prévio: para a Biblioteca do CRCRJ: através do WhatsApp (21) 96564-0134

Para o Espaço Compartilhado e o Centro de Memória: através do aplicativo do CRCRJ, disponível para Android e IOS.

Confira as regras para os cursos EAD ao vivo do CRCRJ

Durante a pandemia, o CRCRJ repensou a capacitação promovida aos profissionais e estudantes. Com formato EAD ao vivo, os cursos do CRCRJ têm total interatividade entre aluno e professor. Além de gratuitas, as capacitações são oferecidas aos profissionais registrados e em dia com o CRCRJ e aos estudantes de Ciências Contábeis cadastrados.

As aulas são realizadas pelo Google Meet, na modalidade ao vivo, e não ficam gravadas para assistir posteriormente. Por isso, é necessário se programar para assistir às aulas no curso que você se inscreve. Como as vagas são limitadas, aconselhamos que o aluno faça o cancelamento da candidatura, caso não consiga participar, para que a oportunidade seja aberta para novos inscritos. Para realizá-lo, basta acessar o site do CRCRJ em crc.org.br, sem ser necessário enviar um e-mail para o cancelamento.

O link de acesso ao curso é disponibilizado com até um dia de antecedência por meio do comprovante de inscrição, também no site do CRCRJ. Não é necessário mandar e-mail solicitando o link, basta verificar em seu comprovante de inscrição. Os nossos canais de atendimento e redes sociais estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas.

Confira aqui todas as regras para participação e a resolução nº. 554/2020, que regulamenta a participação em cursos de atualização profissional realizados pelo CRCRJ de forma online.

Edital aberto para credenciamento de professores do CRCRJ

O CRCRJ está com edital aberto para o credenciamento de pessoas jurídicas e físicas para ministrar cursos voltados aos interesses e às necessidades da classe contábil. Baseado no Programa de Educação Profissional Continuada do CRCRJ, os cursos são uma oportunidade de capacitação contínua em prol dos profissionais da contabilidade fluminenses. Para mais informações sobre o edital, clique aqui.


| Agenda de Eventos

Live Empreendedorismo para empresas de contabilidade
12/07/2021 às 19h >> Evento online >> Página da Transmissão

Terça trabalhista - eSocial e o SST
13/07/2021 às 17h >> Evento online >> Página da Transmissão

Live Empreendedorismo Feminino
15/07/2021 às 17h >> Evento online >> Página da Transmissão

Desafios e oportunidades da nova lei de licitações
19/07/2021 às 18h >> Evento online >> Página da Transmissão


| Cursos EAD

Agenda aberta para os cursos do CRCRJ

Confira a relação e faça sua inscrição! Clique aqui.


| Parcerias

Inscrições abertas para o curso básico de Perícia Judicial da APJERJ

A Associação de Peritos Judiciais do Estado do Rio de Janeiro (APJERJ) está com inscrições abertas para o curso básico de Perícia Judicial, pontuado para peritos inscritos no CNPC. Ele será realizado entre o dia 05 a 15 de julho, das 18h às 21h e as inscrições podem ser feitas através do site www.apjerj.org.br. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail secretaria@apjerj.org.br ou telefone (21) 2240-9225.

Promocao_Carro_Fácil_Qyon
Logotipo do CRCRJ

Coragem para Inovar

Logotipo do Instagram Logotipo do Facebook Logotipo do Youtube ícone de Portal

Rua Primeiro de Março, 33 - Centro, Rio de Janeiro/RJ - Cep: 20010-000
Tel.: (21) 2216-9595 / Fax.: (21) 2216-9696
E-mail: crcrj@crcrj.org.br

Esta é uma mensagem automática. Por favor, não responda este e-mail.
Para cancelar seu recebimento, clique aqui.