Conselho Regional de Contabilidade

Calendário Anual
Socio Ambiental

Calendário Anual Sócio Ambiental

O Calendário Anual Sócio Ambiental é uma iniciativa da Comissão de Sustentabilidade Ambiental do CRC-RJ e uma fonte de informação para profissionais da contabilidade, empresários, cidadãos, Empresas Contábeis, órgãos Públicos, Entidades Privadas e Instituições de Ensino interessadas em desenvolver ações para uma sociedade e negócios mais sustentáveis.

Janeiro

11 - Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

O Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é comemorado em 11 de Janeiro em todo o Brasil. A data é usada para conscientização da população quanto aos riscos causados pelo seu uso indiscriminado e problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana.

Fevereiro

02 - Dia Mundial das Áreas Úmidas

A data foi instituída há 24 anos pelo Comitê Permanente da Convenção das Zonas Úmidas de Importância Internacional, também conhecida como Convenção Ramsar, uma referência ao nome da cidade iraniana onde o documento foi assinado em 2 de fevereiro de 1971.

Março

01 - Dia Nacional do Turismo Ecológico

A data foi instituída há 24 anos pelo Comitê Permanente da Convenção das Zonas Úmidas de Importância Internacional, também conhecida como Convenção Ramsar, uma referência ao nome da cidade iraniana onde o documento foi assinado em 2 de fevereiro de 1971.

02 - Dia Mundial das Áreas Úmidas

A data foi instituída há 24 anos pelo Comitê Permanente da Convenção das Zonas Úmidas de Importância Internacional, também conhecida como Convenção Ramsar, uma referência ao nome da cidade iraniana onde o documento foi assinado em 2 de fevereiro de 1971.

Abril

15 - Dia da Nacional da Conservação do Solo

Conforme a promulgação da Lei Federal n. 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem a Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

17 - Dia Nacional de Botânica

Ele foi instituído em 1994, em homenagem ao botânico Carl Friederich Philipp von Martius, nascido na Alemanha em 17 de abril de 1794, e responsável por uma das maiores pesquisas botânicas do mundo, que resultou na publicação da Flora Brasiliensis.

19 - Dia do Índio

Pelo Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou essa recomendação do Congresso Indigenista Interamericano que aconteceu em 1940. O 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México, que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.

22 - Dia da Terra

Foi criada nos Estados Unidos pelo Senador Gaylord Nelson, falecido em 2005, e depois extendida para quase todos os países. O objetivo principal desse dia é conscientizar sobre a necessidade da preservação e conservação dos recursos naturais.

23 – Dia do Escoteiro

O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907 e está presente no país desde 1910. Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.

28 - Dia Nacional da Caatinga

Esse dia foi escolhido em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrilho (1908 – 1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no Brasil.a Caatinga é o único bioma 100% brasileiro e um dos biomas mais povoados (são mais de 20 milhões de brasileiros vivendo nos 850 mil km²) que representam cerca de 11% do território nacional, abrangendo todos os estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais.

Maio

03 - Dia do Pau-Brasil

A data de hoje (03/05) foi escolhida para comemorar a árvore que deu origem ao nosso país. Aliás, o dia de hoje foi criado em dezembro de 1978 com a Lei 6.607, que definiu a espécie como Árvore Nacional.

O objetivo do DIA DO PAU-BRASIL é organizar ações de reflorestamento e conscientização em escolas e nas comunidades sobre a importância desta espécie para a história do Brasil, criando o senso de proteção para evitar a exploração ilegal da árvore.

05 - Dia do Campo

O Dia do Campo, também é conhecido como Dia Mundial do Campo. O campo é considerado o bioma terrestre mais vasto do planeta. Através dos continentes, sua superfície chega a cerca de 24% – ou em 46 milhões de quilômetros quadrados.

08 - Dia Mundial das Aves Migratórias

Lançado em 1993 pelo Smithsonian Migratory Bird Center, dos Estados Unidos, a data foi criada para promover a conservação das aves e de seus habitats. Desde 2007, a comemoração é coordenada pela Environment for the Americas (EFTA), uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo conectar as pessoas à conservação das aves.

10 – Dia Internacional Contra a Corrupção

O dia Internacional Contra a Corrupção remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida.

17 - Dia Internacional da Reciclagem

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

20 - Dia Mundial da Abelha

O Dia Mundial das Abelhas foi estabelecido pela ONU durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017 e é comemorado todo dia 20 de maio desde 2018. O dia escolhido foi uma homenagem ao esloveno Anton Janša, nascido em 1734 e considerado o pioneiro da apicultura moderna.

22 - Dia Internacional da Biodiversidade

O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pelas Nações Unidas em 1992, no dia 22 de maio. Nesse dia foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica (Convention on Biological Diversity).

27 - Dia Nacional da Mata Atlântica

Em 27 de maio comemoramos o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data é uma referência a quando Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas, ainda em 1560.

Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos.

Junho

05 - Dia Mundial do Meio Ambiente

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

08 - Dia Mundial dos Oceanos

A data comemorativa foi criada em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, sendo celebrada desde então em muitos países. Em 2008, a ONU oficializou a comemoração em seu calendário.

É uma data que incentiva a sociedade a refletir sobre a importância da conservação das águas marinhas do planeta

13 – Dia da Fundação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) foi fundado em 13 de junho de 1.808 por meio de decreto real do príncipe-regente Dom João (futuro D. João VI).

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ou apenas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é um instituto de pesquisas e jardim botânico localizado no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

16 - Dia Internacional da Tartaruga Marinha

Em 16 de junho comemora-se o Dia Internacional da Tartaruga Marinha, data de nascimento de Archie Carr, pioneiro americano que dedicou toda a sua carreira à pesquisa e conservação das tartarugas marinhas.

Paulo lembrou que, em 1959, Dr. Carr criou o Caribbean Conservation Corporation (agora Sea Turtle Conservancy). "É o mais antigo grupo de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas do mundo. Ele é considerado pioneiro biólogo, ecologista e escritor da natureza por ter colocado em prática uma campanha internacional para proteger as espécies de tartarugas marinhas pelo mundo, que se tornou modelo para outras".

No Brasil, o projeto Tamar, fundado em 1980, luta pela preservação das tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

17 - Dia Mundial de Combate à Desertificação

O dia 17 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Combate à Desertificação. O momento é de refletir sobre os prejuízos e, principalmente, de pensar em alternativas para minimizar os efeitos desse fenômeno que vem avançando a cada ano.

Somente no Brasil, do total de 982.563 km2 da área do Semiárido, cerca de 600 mil km2 já foram gravemente atingidos, englobando oito estados da região Nordeste, além do norte de Minas Gerais. Nos últimos 10 anos, o desmatamento da Caatinga atingiu uma área equivalente ao tamanho de Portugal, a ponto de, hoje, estar com quase 50% do seu território afetado por processos acentuados e severos de desertificação.

Julho

26 - Dia Mundial de Proteção dos Manguezais

Em setembro de 2004. durante a II Assembléia Geral Internacional da Redemanglar, uma Organização de Proteção ambiental de reconhecimento internacional, declarou o dia 26 de julho como o dia “Mundial de Proteção ao Ecossistema Manguezal”.

Agosto

09 - Dia Internacional dos Povos Indígenas

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data celebrada mundialmente, no dia 09 de agosto, e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1995, para expressar o reconhecimento internacional em relação a esses povos, que ainda carecem da manutenção de alguns de seus direitos mais básicos.

14 - Dia Interamericano de Qualidade do Ar / Dia Nacional do Controle da Poluição Industrial

O Dia Interamericano de Qualidade do Ar, 9 de agosto, foi criado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS, com lançamento oficial da data comemorativa, no dia 9 agosto de 2002, em São Paulo, em uma solenidade simultânea com 32 países da América Latina e Caribe, para alertar a população sobre os riscos da poluição atmosférica à saúde e ao ambiente.

18 - Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008.

Sistema Campo Limpo é o nome do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, no qual o inpEV atua como núcleo de inteligência.

Ele abrange todas as regiões do país e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada: agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público têm papéis e responsabilidade no fluxo de funcionamento do programa, definidas por lei.

27 – Dia Mundial da Limpeza Urbana

O Dia Mundial da Limpeza surgiu em 2008 na Estônia, quando mais de 50 mil pessoas se uniram para fazer a limpeza de todo o país em uma ação que durou 5 horas. A ideia se espalhou pelo mundo e, atualmente, acontece em cerca de 180 países.

Setembro

05 - Dia da Amazônia

A data comemorativa acontece desde 2008 e foi instituída pela lei federal 11.621/2007, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da maior reserva natural do planeta. A escolha do dia 5 de setembro é uma homenagem à data em que foi criada, em 1850, por D. Pedro II, a Província do Amazonas.

11 - Dia Nacional do Cerrado

A celebração foi instituída em 2003 para lembrar a importância do bioma composto por 11 fitofisionomias, 11 diferentes formas de disposição de vegetação nativa, sendo cercado de uma mega diversidade de espécies de fauna e flora e de paisagens e belezas cênicas únicas, que abrange mais de 20% do território nacional e abriga em seu subsolo grandes reservas de água doce.

16 - Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro, mesma data em que alguns países assinaram o Protocolo Montreal em 1987. O principal objetivo dessa celebração é a conscientização sobre a importância dessa camada e as formas para evitar a sua destruição.

16 - Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais

Instituído, em 1989, pela Assembleia das Nações Unidas, o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais surgiu como forma de promover uma cultura global de consciência de risco e redução de catástrofes.

19 - Dia Mundial pela Limpeza da Água

Esse dia tem o objetivo de aumentar a atenção da população mundial com as necessidades de preservação da quantidade e qualidade dos rios e lagos. O esforço coletivo resultaria em um menor custeio para tratamento do recurso natural.

21 - Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro. A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.. A data foi escolhida em razão de coincidir com a chegada da primavera no Brasil.

22 - Dia de Defesa da Fauna

É um dia de conscientização, que visa chamar atenção da humanidade para o tráfico de animais silvestres, desmatamento das florestas e ocupação populacional desenfreada A primeira lista de espécies ameaçadas de extinção foi publicada em 1968 no Brasil.

Dia Mundial sem Carro

A data foi criada na França em 1997 junto com uma série de medidas para mitigar a poluição vinda dos automóveis.

3º sábado de setembro- Dia Internacional de Limpeza de Praias

trata-se de um programa sem fins lucrativos coordenado desde 1986 pelo Ocean Conservancy – Centro para a Conservação da Vida Marinha, dos Estados Unidos, e apoiado pelo Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

último domingo do mês de setembro - Dia Mundial do Rio

A data foi criada em 2005 para lembrar às pessoas da importância dessas fontes primordiais de água doce e da necessidade de preservá-las, assim como de suas nascentes. Todos os anos, milhões de pessoas, em mais de 60 países se unem nessa celebração.

Outubro

03 - Dia Nacional da Abelha

Não se sabe ao certo como surgiu o Dia Nacional das Abelhas no país, mas a data já faz parte do calendário oficial de datas comemorativas do Ministério do Meio Ambiente.

04 – Dia Mundial da Natureza dos Animais

A data foi instituída em 1930, em homenagem a São Francisco de Assis, que era um protetor dos animais e faleceu justamente no dia 4 de outubro de 1226. O frade católico era um defensor da natureza, que estava sempre disposto a cuidar do meio ambiente e incentivar seus seguidores a fazerem o mesmo.

04 a 10 - Semana da Proteção à Fauna

O Brasil é um dos países com maior diversidade de espécies de animais em todo o mundo. Nosso país abriga cerca de mais de 15 milhões de espécies diferentes. Apesar da data ser simbólica, ela nos recorda de que devemos cuidar e preservar nossos animais e seus habitats.

05 - Dia das Aves

Foi criado, para proteger os pássaros dos caçadores, principalmente os raros que estão ameaçados de extinção. Esse dia especial (dia da ave) foi decretado pelo presidente Artur Silva, registrando na lei nº 63.234 no ano de 1968.

12 – Dia Nacional do Mar

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997.

13 - Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais

Instituído, em 1989, pela Assembleia das Nações Unidas, o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais surgiu como forma de promover uma cultura global de consciência de risco e redução de catástrofes.

1ª segunda-feira de outubro - Dia Mundial do Habitat

é uma data móvel, que se comemora anualmente na primeira segunda-feira de outubro. A data foi criada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, através da resolução 40/202, e foi celebrada pela primeira vez em 1986.

Novembro

07 - Dia da Floresta e do Clima

Em 1971, a Organização das Nações Unidas para a alimentação e Agricultura (FAO) estipulou o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas para conscientizar a população sobre a importância das florestas para a manutenção da vida em todo o planeta. A data marca o início da primavera no hemisfério Norte.

08 - Dia Mundial do Urbanismo

O Dia Mundial do Urbanismo é comemorado em 08 de novembro, esta comemoração acontece através de exposições, artigos, conferências, seminários, fóruns, etc. onde se discutem temas relacionados ao urbanismo e à questão urbana.

Esta data comemorativa foi decretada pela Organización Internacional Del dia Mundial del Urbanismo, fundada em 1949, em Buenos Aires – Argentina, pelo professor Carlos Maria Della Paolera, da Universidade de Buenos Aires.

O Urbanismo é um campo do conhecimento que têm como objetivo criar condições satisfatórias e ordenadas de vida nos centros urbanos, de acordo com as necessidades humanas, como: meios de locomoção, moradias, lazer, criação de áreas verdes, dentre outras.

30 - Dia do Estatuto da Terra

A lei 4.504/64 foi instituída em 30 de novembro de 1964, pelo então Presidente da República, Castelo Branco, após aprovação pelo Congresso Nacional, por isso na mesma data se comemora o Dia do Estatuto da Terra.

Dezembro

03 - Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos

Neste mesmo dia em 1984, 8 mil pessoas morreram e outras 150 mil ficaram intoxicadas devido a um vazamento em um tanque subterrâneo de uma fábrica de agrotóxicos na cidade de Bhopal, na Índia.

03 - Dia Internacional do Solo

O Dia Internacional do Solo foi estabelecido durante o XXVII Congresso Mundial de Ciência do Solo, em Bangkog, Tailândia, em 2002, pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo (IUSS).

Foi escolhido o dia de 5 de dezembro como homenagem ao Rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, em função de sua dedicação em promover a ciência do solo, enfatizando a conservação do solo como uma questão ambiental.