Por Roberta Ruchiga/CRCRJ
Durante a 60ª edição da Convenção dos Contabilistas do Estado do Rio de Janeiro, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCSE), entregou premiações e homenagens de 2023 no palco do evento.
O vice-presidente da Sescon-RJ, Renato Mansur, e o presidente do IDPC, Affonso D Anzicourt, receberam a maior honraria do CRCRJ, a Medalha Professor Orlando Martins Pinto.
"Receber essa medalha para mim é uma honra, uma emoção muito grande. Uma reflexão sobre essas décadas de trabalho, parece que você está olhando para atrás e fazendo uma reflexão de toda a luta, esforço e momentos dificeis. Quando eu cheguei e vi a multidão de amigos e colaboradores que fizeram questão de estar com a gente para prestigiar, não teve preço para mim" relatou Mansur emocionado.
Affonso D Anzicourt agradeceu a premiação e relembrou sua trajetória: "A emoção é grande... Sou um acriano que chegou aqui ao Rio há 47 anos, todos esses anos dedicados à Contabilidade. Comecei como técnico, depois me tornei contador. Com um ano e oito meses no Rio de Janeiro, era responsável pela Contabilidade de três grandes empresas do grupo Atlântica Boavista Seguros. Desde então, me dedico a esta área. Agradeço ao presidente Samir Nehme, pela indicação e a todo a plenária, por ter aprovado a indicação do meu nome. Agradeço à minha família, e estendo esse reconhecimento à minha sócia Ana Maria e à minha sócia Mariana Valdiero, que começou como estagiária e está conosco há 21 anos. Agradeço também todos os colaboradores e meus pares na Jucerja, em especial, o presidente Sérgio Romay" relatou D Anzicourt.
Na ocasião, também foram outorgadas Moções de Aplausos a pessoas que contribuíram com o fortalecimento e o engrandecimento da classe contábil. Confira os agraciados: Gabriela Barreto Araújo; Mauro Moreira; José Heriberto Costa; José de Oliveira Vitorino; Caetano Antonio de Andrade; Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; Sebastião Victor Gonçalves Pereira; Carlos Augusto Haasis Neto; Odenir Bernardi; Osni Bernarni; José Adail Lima Costa Junior; Viviane Moreira da Silva; Bianca de Castro Figueiredo; Renato de Paula; Thiago Silva Pinto do Nascimento; Sérgio Guilherme Ferreira Brauniger; Alfredo Iglesias; Fernando Daniel da Silva Lima; Cesas Nunes Ventura e Hélcio de Oliveira Coutinho.
Os vencedores dos prêmios Geraldo de La Rocque e Américo Matheus Florentino apresentaram os trabalhos no palco Feira e receberam os certificados e os cheques dos três primeiros colocados no palco principal do Infinite Game.
13ª edição do Prêmio Contador Américo Matheus Florentino:
1º lugar - Análise do Desempenho Econômico-Financeiro de Empresas Listadas na B3 no Período Pré e Pós Pandemia da Covid-19
• Thalles Barcellos da Silva Conceição e Marcelo Alvaro da Silva Macedo (UFRJ)
2º lugar - A irrelevância dos Indicadores Econômico Financeiros como Red Flags para Detecção de Fraudes em Demonstrações Financeiras: O Caso Americanas S.A
• Ricardo Pereira de Carvalho e Adolfo Henrique Coutinho e Silva (UFRJ)
3º lugar - Efeitos do IFRS 16 na Comparabilidade das Demonstrações Contábeis: Um Estudo Sobre o Setor Petrolífero Brasileiro
• Matheus Rodrigues Vieira Frazão, Anderson Monteiro de Andrade e José Augusto Veiga da Costa Marques (UFRJ)
4º lugar - Análise do Nível de Aderência à Norma NBC – ITG 2003 (R1) - Entidade Esportiva
• Diego da Silva Rodrigues (UERJ)
5º lugar - Determinantes da Baixa Adesão ao Controle Social: um Estudo com Discentes de Universidades Públicas do Rio de Janeiro
• Laís Santos Dobbss, Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro e Aline Moura Costa da Silva (UFF)
24ª edição do Prêmio Contador Geraldo de La Rocque:
1º lugar - Avaliação do Nível de Maturidade da Gestão de Riscos: Estudo de caso de uma Instituição Pública Militar
• Alan Bernardes da Silva e Adolfo Henrique Coutinho e Silva (UFRJ)
2º lugar - O Impacto das Informações por Segmento na Acurácia de Previsão dos Analistas
• Fábio Pacheco Cosentino, Lucas Martins Dias Maragno e Odilanei Morais Dos Santos (UFRJ)
3º lugar - Desigualdade de Gênero na Profissão Contábil no Brasil
• Carolina Barbastefano Novais, Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro e Aline Moura Costa da Silva (UFF)
4º lugar - Qualidade da Informação dos Relatórios de Gestão Integrados das Universidades Públicas Federais
• Mônica Maria Lima Fonseca, Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro e José Paulo Cosenza
(UFF)
5º lugar - Eficiência nas Organizações Militares de Saúde da Marinha do Brasil: um Estudo dos Custos com Atendimentos Médicos e Hospitalares por Meio da Análise Envoltória de Dados (DEA)
• Mauro Tavares dos Santos Junior, Luiz Sérgio Carvalho de Mello, Isabelle Leal da Silva Cardoso, Thaís Frisso Miras e José Francisco Moreira Pessanha (UERJ)
Os finalistas do Prêmio Robert Gray de Sustentabilidade Ambiental, que tem como intuito incentivar projetos que impulsionam o desenvolvimento sustentável, também fizeram parte do momento e receberam as homenagens da Comissão de Sustentabilidade Ambiental do CRCRJ e da conselheira Patrícia Sena. Estiveram presentes entre os finalistas, a Prefeitura de Niterói (1º lugar), o CEFET-Rio (2º lugar) e a Jucerja (3º lugar).
Encerrando a lista de premiações do dia, os ganhadores do Prêmio Contador Heraldo da Costa Reis foram convocados ao palco pela conselheira do CRCRJ, Yasmin Monteiro, para receberem as honras. As finalistas foram as prefeituras dos municípios de Guapimirim, Campos dos Goytacazes e Varre-Sai.
A premiação busca destacar a qualidade na informação contábil e fiscal do setor público e utiliza o ranking da qualidade da informação contábil e fiscal de iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional, para reconhecer os profissionais da contabilidade e prefeituras que tenham cumprido todos os procedimentos e normas de transparência.