Por Roberta Ruchiga/CRCRJ
Durante o primeiro dia da 60ª edição da Concerj, o sócio da Contmedi & Estruturar e vice-presidente do CRCMG, Renildo Oliveira, apresentou um novo olhar para a profissão contábil em conformidade com o Pacto Global da ONU na palestra “Diversidade, Equidade e Inclusão”.
O Pacto Global é uma iniciativa para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.
Renildo, que é PcD (pessoa com deficiência) desde os 25 anos, trouxe para o palco do Infinite Game um contexto histórico dos termos utilizados para descrever um PcD desde a década de 1980 aos dias atuais. Além de evidenciar como as empresas podem se tornar um ambiente mais inclusivo e diverso: “É preciso enxergar as pessoas pelo o que elas são e não pelo o que aparentam ser por ter uma deficiência. É o primeiro passo”, ressaltou o vice-presidente do CRCMG.
Por fim, o palestrante pontuou que as pessoas com deficiência buscam equidade e um tratamento mais justo: “Criar novas condições para que as pessoas diferentes entreguem os mesmos resultados. A maior barreira que as pessoas com deficiência encontram no mercado de trabalho e na vida social, é a barreira da falta de oportunidade”, finalizou Renildo.