Nota Fiscal Unificada é um tema que tem instigado os profissionais da contabilidade e durante a 60ª Concerj o auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) e coordenador do projeto da NFS-e Nacional, Hermano José Toscano, falou sobre o tema para o público presente.
A NFS-e Nacional ou nota fiscal de serviços unificada é um projeto do Governo Federal, que tem como objetivo a padronização nacional da NFS-e. Essa padronização vai determina um layout único para todas as Notas e ela pode ser utilizada por qualquer município do país, como explica o palestrante.
“Os municípios podem e devem se credenciar para fazer parte do sistema padrão, mas aquele MEI que se encontra em um município que ainda não é conveniado ao governo federal e emitiu a sua nota pelo sistema padrão, não precisa se preocupar e relançar a nota no emissor da sua localidade. A nota emitida pelo site oficial já é válida e não precisa ser refeita no sistema municipal”, explica Hermano Toscano.
“A Nota Fiscal Unificada poderá ser utilizada em todo o país nos municípios em que os profissionais da contabilidade e prestadores de serviços participem ativamente da evolução da NFS-e, esse deve ser um instrumento fundamental para operacionalização, também da reforma tributária”, orienta.