Giovane Gávio, palestrante que abrilhantou a 60ª Concerj à convite da Fecomércio, é bicampeão olímpico, tetracampeão da Liga Mundial, campeão mundial e diversas vezes campeão Sul-americano.
Assista a entrevista de Giovano Gávio para a TV CRCRJ
Foi eleito ainda, em ocasiões diferentes, “Melhor Atacante do Mundo”, “Melhor Bloqueador do Mundo” e “Melhor Jogador de Vôlei do Mundo”. Mas um dos títulos chama atenção: ele era o “reserva de luxo” da seleção de vôlei campeão em 2004. E esse detalhe importante é sempre mencionado por Gávio em suas palestras.
Apesar de sua longa carreira e inquestionável capacidade técnica, Giovane apoiava a equipe buscando água e treinando incansavelmente, enquanto aguardava sua oportunidade. Ele fez o paralelo com os negócios, e como é importante ser resiliente e ter senso de equipe.
“Tenho a sensação de ser mais importante na seleção de 2004 do que lá no começo, em 1992, em Barcelona. Se fosse para eu jogar, eu jogava. Se fosse pra falar e motivar o grupo, eu fazia. Servia água para os titulares. A sensação de ser útil a todo instante me fez uma pessoa muito feliz. Foi uma das fases mais felizes da minha vida, estava inspirado”, conta.
Aos 34 anos, Giovane Gávio deixou seu nome na história do esporte e abandonou a Seleção Brasileira no auge, exaustivamente elogiado por sua conduta dentro e fora de quadra, fazendo parte daquela que já está sendo considerada a melhor equipe de todos os tempos. E é justamente um pouco dessa trajetória, marcada por dedicação, conquistas e muito sacrifício, que Giovane Gávio profere em sua palestra motivacional.
Para o público da 60ª Concerj, ele falou sobre a importância de compreender seu papel e fincar uma posição.
“É uma alegria muito grande estar aqui, representando a Fecomércio. E para vocês eu deixo a mensagem de que é possível ser protagonista em qualquer circunstância, desde que você entenda seu papel. O contador não pode se acomodar com o papel de backoffice, de bastidor. Ele precisa entender a importância do seu trabalho para os negócios”, aconselha.