Por Ana Paula Machado/ ASCOM CRCSE
Com palcos simultâneos uma das palestras da primeira manhã da 60ª Convenção de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CONCERJ) girou em torno de explicações e novidades sobre EFD REINF, a apresentação do momento ficou por conta do auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), Alex Assis Mendonça.
A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD REINF) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) no Brasil e faz parte do projeto do governo brasileiro para modernizar a administração tributária, simplificando e agilizando o processo de escrituração fiscal das empresas.
Segundo o palestrante Alex Assis, a EFD REINF foi criada com o objetivo de reunir informações relacionadas às retenções na fonte. “Com as informações reunidas como imposto de renda, contribuição social, contribuição previdenciária, entre outras e muitas outras informações fiscais relevantes”.
A EFD REINF faz parte do eSocial, que trata das informações trabalhistas, e a EFD ICMS/IPI, voltadas para a apuração do ICMS e do IPI.
Confira a programação completa do evento: clique aqui!