Por Leandro Nunes/CRCBA
No último dia da 60ª Concerj, o publicitário Marcelo Gorodicht, responsável pela conta da FlaTV, falou sobre a trajetória de sucesso do canal de divulgação do Flamengo no Youtube. Após passar por reformulação e investimentos em 2019, alcançou a marca de 3ª TV de clube de futebol no mundo, com 6,82 milhões de inscritos.
Essa trajetória foi impulsionada pela contratação do técnico portuguès Jorge Jesus, que trouxe a mentalidade europeia em que os clubes detêm os direitos de transmissão dos próprios jogos. Com isso, a administração do clube visualizou uma brecha contratual que permitia ao clube realizar a transmissão dos jogos com imagens e áudio para fora do Brasil. Essa estratégia, junto com uma série de investimentos, impulsionou a monetização da FlaTV, que teve um crescimento de 150% em seu número de inscritos no Youtube em 2019.
A expansão das operações da FlaTV perpassou pela produção de conteúdos voltados também a outras modalidades esportivas olímpicas, com uma grade de programação fixa e variada, que inclui a transmissão dos jogos de futebol, sem imagens do campo para o Brasil.