Notícias

30/11/2023

60ª Concerj: O impacto do aquecimento global para as empresas contábeis

Por Roberta Ruchiga/CRCRJ

Qual a consequência do aquecimento global para as empresas contábeis? Foi com esse questionamento que o CEO da Helexia Brasil, Aurelien Maudonnet, iniciou a palestra “ESG – Matriz Energética”, que abordou as práticas de preservação do meio ambiente, responsabilidade social e transparência empresarial.

Sobre o impacto na Contabilidade, o palestrante trouxe as recentes normas emitidas pelo ISSB (International Sustainability Standards Board), órgão de definição de padrões para finanças e sustentabilidade. Com as normas IFRS S1 e IFRS S2 estabelecidas, empresas contábeis relatam que está mais prático a forma como seus relatórios de sustentabilidade devem ser elaborados.

Maudonnet trouxe para o público dados que comprovam que o desmatamento polui mais do que a indústria de energia e como o aumento de 50% nos níveis de dióxido de carbono, o CO2, na atmosfera pode ter interferência maior do que o desmatamento na redução dos índices de chuva na Amazônia. Informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da USP.

“A transição de energia elétrica precisa ser pensada de forma estratégica. Como por exemplo, painéis solares na Amazônia para entregar energia limpa”, relata Aurielien sobre a ligação direta entre desenvolvimento econômico e energia sustentável. O palestrante reforçou também sobre a matriz essencialmente renovável que é o Brasil, graças às hidrelétricas.

A palestra foi finalizada com uma apresentação de projetos sustentáveis para empresas, informações de eficiência energética com substituição de produtos e como trabalhar a sustentabilidade em diversas vertentes.

Confira a programação completa do evento: clique aqui!