Notícias

16/11/2022

Sebrae abrirá banco para atender pequenas empresas com dificuldades de crédito

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) já conta com R$ 600 milhões para abrir, em 2023, as portas de um banco voltado para atender exclusivamente empresas de pequeno porte que enfrentam dificuldades para tomar crédito na praça.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a instituição não dará crédito diretamente. A atuação será como garantidores de crédito. O Banco Central já aprovou a licença de operação do novo banco, que vai operar como fintech. Batizada de SebraeCred, a instituição vai se associar a diversos bancos, especialmente Caixa e o Banco do Brasil, que farão as operações de empréstimos tendo as garantias dadas pelo banco do Sebrae.

Na prática, a instituição vai vender garantias, turbinando a experiência com o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe).

Por esse fundo, o Sebrae já concedeu R$ 25 bilhões em garantias a seus associados (futuros clientes de seu banco) cobrando uma taxa que incide sobre o empréstimo tomado junto a outro banco. A taxa cobrada realimenta o fundo.

Além do Fampe, outros fundos também devem lastrear as operações do SebraeCred. São eles: Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), do BNDES e o Fundo de Garantia de Operações (FGO), do Banco do Brasil.

Fonte: Portal Contábeis