Notícias

31/08/2020

A partir de amanhã, 1°/9, acesso ao Portal e-CAC se dará somente via Acesso Gov.Br

O acesso direto do contribuinte ao Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal do Brasil – Portal e-CAC por meio de certificado digital ou em nuvem ficará disponível somente até hoje, dia 31 de agosto de 2020. A partir de amanhã, 1º de setembro, tal ingresso será feito via Acesso Gov.Br ou código de acesso.

O Acesso Gov.Br é um ambiente de acesso eletrônico do usuário aos serviços públicos digitais, que assegura o reconhecimento de cada cidadão. Ou seja: com um único login e senha a pessoa pode utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a plataforma.

Com isso, o ingresso à plataforma por intermédio de certificado digital necessitará de conta no Portal Gov.br, que está disponível desde o dia 2 de julho para agilizar o atendimento virtual do fisco.

Com o acesso Gov.Br, cidadãos que não possuem certificado digital, ou que não estão obrigados à Declaração do Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (condição necessária para emissão de código de acesso), também poderão acessar o Portal e-CAC, universalizando assim o acesso aos serviços virtuais da Receita Federal.

Fonte: Redação do Portal Dedução