Caros Profissionais da Contabilidade,

Iniciamos essa gestão nos dirigindo aos diversos grupos de usuários da Informação Contábil, fruto de nosso trabalho diário, para apresentar à sociedade, mais uma vez, nossos Profissionais da Contabilidade!

Ser Profissional da Contabilidade é ter a certeza de nossa escolha! É saber respeitar as diferenças; é entender as inúmeras funções que podemos atuar nesta profissão tão plural, com a finalidade clara de servir à sociedade. É ser solidário, trabalhador, ético, comprometido. É aprender com a Educação Continuada a ser gestor da Contabilidade em um mercado tão competitivo e carente de informação tempestiva, útil, de representação fidedigna e que vai muito além das questões tributárias e formalidades legais com cumprimentos de inúmeros prazos, e ainda sob o risco de imputação das conhecidas multas abusivas, bandeira de luta de nossa Classe.

Destacando a inegável capacidade de realização de nossa gestão 2014/2017, presidida pela Contadora Vitória Maria da Silva, afirmamos que estamos dispostos a fazer diferente, intensificando todas as ações, dando continuidade aos projetos que deram certo, mas contando com novas pessoas e, consequentemente, novas ideias, para fortalecer nossa incansável luta pela valorização profissional, pelo bem da Classe e de toda a sociedade. Sabendo, ainda, que este nobre trabalho deve começar com cada um de nós, Contadores e Técnicos, sendo um exercício coletivo: Profissionais, Sistema CFC/CRCs, Federações e Sindicatos, Associações, Academias de Ciências Contábeis e Instituições de Ensino Superior.

É grande a satisfação de poder vivenciar de perto essas mudanças de comportamento profissional daqueles que trabalham muito por nossa Ciência. Então, queremos apresentar algumas palavras-chave que nortearão a gestão 2018/2021:

1 - Gratidão: aos 48 Conselheiros Efetivos e Suplentes, aos nossos 19 Delegados e aos membros das Comissões e dos Grupos de Trabalho.

2 - Respeito: aos 55 mil Profissionais da Contabilidade e aos nossos inúmeros usuários e beneficiários de nosso trabalho.

3 - Admiração: aos brilhantes funcionários e estagiários do CRCRJ, que realizam de forma eficaz todas as suas atividades; aos Funcionários de todas as Entidades Congraçadas, aos Dirigentes de todas as gestões, e especialmente, das atuais que, com certeza, buscaram e buscam incansavelmente fazer o melhor para nossa Classe, mesmo com as limitações impostas pelo tempo, pelos recursos disponíveis e pelas pessoas envolvidas.

4 - Credibilidade: pelos 17.640 honrosos votos que aprovaram nossa gestão, nossas novas ações e apostaram na renovação de 44% de nosso plenário.

5 - Responsabilidade: para conduzirmos as ações pelos próximos 4 anos, afastando-nos da vaidade, na busca incansável da valorização profissional; sabedores que somos dependentes uns dos outros e que nada se faz sozinho; e que nossas diferenças nos motivam a, cada vez mais, aprimorarmos a construção coletiva na busca de unidade e cooperação.

6 - Escolha: Cada um de nós é responsável por suas escolhas; devemos trata-las, então, como sementes, que cedo ou tarde gerarão frutos. A vida é fácil ou difícil para todos nós, só depende de cada um olhar e ter atitude para o lado que mais lhe agrada!

7 - Realização: estreitar as parceiras com todas as Entidades Congraçadas, na busca de mais valorização profissional e de eventos pontuados no Programa de Educação Profissional Continuada: cursos, ampliação do EAD, seminários, fóruns, Quartas do Conhecimento, Oficinas, palestras, Convenção Estadual; e as novas ações que estão por vir.

Por fim, queremos destacar que nosso objetivo principal é conseguir ser porta-voz de líderes de nossa relevante Profissão Contábil. Contamos com a participação de cada um dos 55 mil profissionais de nosso Estado. Que se aproximem do Conselho para construirmos, juntos, o futuro que queremos para nossa Classe e para o país.

Contador WALDIR LADEIRA
Presidente do CRCRJ